Pular para o conteúdo principal

VARGINHA RECEBE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIFAL-MG

Será realizada nesta sexta-feira, 17, a “Apresentação do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)”, às 20 horas, na Associação Médica de Varginha, no Sul de Minas. A UNIFAL-MG estará em breve implantando a sua Faculdade de Medicina em Alfenas e terá ramificações e articulações em Varginha. A partir do primeiro período do curso, que terá inicio em 2014, os estágios já serão realizados em Varginha e posteriormente as residências médicas.

Ensino Público de Medicina
As entidades médicas brasileira têm discutido e valorizado as faculdades de medicina públicas, estaduais e federais, incentivando o ensino com excelência em qualidade e atendimento à população. A integração docente e discente com os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, além das pesquisas médicas têm trazido melhorias consideráveis na assistência médica à população em todos os seus níveis sociais, mas principalmente a população mais carente.

Varginha hoje possui uma estrutura hospitalar que conta com quatro hospitais, sendo dois públicos e dois privados, a UPA, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e diversos profissionais médicos capacitados. É polo regional na assistência médica sendo referencia em diversas especialidades com destaque para nefrologia, cirurgia geral, oftalmologia, neurocirurgia, com Centro de Oncologia e Cirurgia Cardiovascular reconhecido.

De acordo com o presidente da Associação Médica e vereador Armando Fortunato Filho, autor do requerimento aprovado pela Câmara, uma faculdade de medicina pública fomenta mais recursos financeiros do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde para pesquisas, cursos de extensão e novas tecnologias. “Este é um sonho que há muitos anos os nossos colegas e a nossa cidade vêm alimentando e com a vinda da UNIFAL-MG, diversas disciplinas médicas e também pós-graduações (Residências Médicas) tornarão realidade em nossa cidade”, completa.

Para o Prof. Geraldo José Medeiros Fernardes, Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UNIFAL-MG, a escolha de Varginha para fazer parte do projeto pedagógico é por ser a cidade de maior porte próximo ao campus sede de Alfenas e pela sua estrutura na área de saúde. “A grande população e estrutura de Varginha e o fato de já termos um campus da UNIFAL-MG na cidade influenciou diretamente na nossa escolha para este projeto”, finaliza.

Sobre a UNIFAL-MG
A Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - EFOA, foi fundada no dia 03 de abril de 1914 e em 2005 foi transformada em Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Evento:
Apresentação Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UNIFAL-MG
Data: 17/05/13
Horário: 20 horasLocal: Associação Médica de Varginha (Avenida Rio Branco, 202)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...