Pular para o conteúdo principal

ALMG INSTAURA CPI DA TELEFONIA

Os deputados designados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia foram escolhidos na quarta-feira, 12, em Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sete deputados indicados pelas lideranças do Legislativo estadual são membros efetivos da comissão, e outros sete suplentes. 
 
Pelo Bloco Transparência e Resultado, foram designados como membros efetivos da CPI da Telefonia os deputados Lafayette Andrada, Zé Maia e João Leite, todos do PSDB. Os suplentes são os deputados Bonifácio Mourão (PSDB), Gustavo Valadares (PSD) e Célio Moreira (PSDB). Pelo Bloco Avança Minas, o membro efetivo é o deputado Romel Anízio (PP), tendo como suplente Rômulo Veneroso (PV). 
 
Já pelo Bloco Minas Sem Censura, os efetivos são os deputados Adalclever Lopes (PMDB) e Ulysses Gomes (PT), tendo como suplentes Cabo Júlio (PMDB) e Elismar Prado (PT). Por fim, pelo PDT o membro efetivo é o deputado Sargento Rodrigues, tendo como suplente Carlos Pimenta.

A primeira reunião da CPI ocorreu nesta terça-feira (18), onde elegeram o deputado Zé Maia (PSDB) como Presidente da CPI da Telefonia, e o vice-presidente, o deputado Ulysses Gomes (PT). O relator será o deputado João Leite (PSDB)

Os parlamentares terão prazo de 120 dias para realizar as apurações, período que pode ser prorrogado por mais 60 dias. Os Parlamentares vão investigar o motivo da queda da qualidade dos serviços das operadoras em Minas.

Segundo Lafayette Andrada, membro efetivo da Comissão, o intuito da CPI é analisar a má qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas de telecomunicações móveis. “A CPI é uma necessidade, tendo em vista os altos índices de reclamações. Para ele, a CPI deverá se aprofundar na má prestação de serviços, os altos preços das tarifas e a expansão da telefonia móvel aos distritos e povoados de Minas Gerais”. Afirmou o parlamentar.

Entre os problemas que a CPI da telefonia pretende apurar estão a falta de investimentos e a defasagem tecnológica das empresas do setor, bem como a existência de áreas com cobertura deficiente ou inexistente. De acordo com dados do Procon da Assembleia, a principal queixa dos consumidores em relação às operadores no estado é a cobrança indevida, que responde por mais da metade das reclamações. Em segundo lugar estão falhas relacionadas com a conta. Já na terceira posição estão irregularidades contratuais.

A CPI ainda pretende investigar a queda frequente de ligações telefônicas e a má prestação de serviços na transmissão de dados e, ainda, verificar a forma de cobrança e a resolutividade das centrais de atendimento na solução das reclamações dos consumidores. Um dos desafios da comissão é constatar se as empresas venderam mais linhas do que a rede ofertada por elas consegue suportar. O que poderia estar causando a queda na qualidade das ligações e dos serviços.

As investigações começam na próxima semana, a comissão se reunirá toda terça-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...