Pular para o conteúdo principal

DESEMBARGADOR E FAMILIARES RECEBEM HOMENAGEM EM SÃO PAULO

O desembargador Doorgal Andrada foi homenageado pelo aniversário de 250 anos de José Bonifácio de Andrada e Silva
No dia 13 de junho foi comemorado em vários pontos do país o aniversário de 250 anos de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência. Em Santos, no Estado de São Paulo, terra natal do Patriarca ocorreu a principal solenidade relembrando sua vida e seu trabalho, tendo a capital do estado para lá se transferido simbolicamente pelo governador Geraldo Alckmin naquele dia em foi colocado pelo governador e o prefeito da cidade uma coroa de flores no referido túmulo no 'Pantheon dos Andradas'.

Na ocasião, ao lado de várias autoridades civis, militares, parlamentares, historiadores, os familiares e descendentes de José Bonifácio foram especialmente homenageados, dentre eles o Desembargador Doorgal Borges de Andrada (TJMG).

Vários oradores discursaram ressaltando a figura do Patriarca como cientista, pensador e político que foi o principal articulador, idealizador e consolidou a Independência e a Unidade Nacional e que teve seu momento maior no "Grito do Ipiranga" através do jovem Dom Pedro I.

José Bonifácio nasceu em 1763 e formou-se em mineralogia, filosofia e direito em Coimbra, tendo passado 36 anos de sua vida em estudos e projetos na Europa, inclusive trabalhado para os governos da Suécia e Noruega. Falava fluentemente 6 línguas e compreendia 11, dentre outras línguas e dialetos regionais da Europa daquela época.

Tido como sábio por muitos, 100 anos antes da Proclamação da República defendia abertamente no Brasil a preservação das florestas, o fim da escravidão, a defesa dos índios, a construção da capital federal no planalto central, o voto dos analfabetos e a integração dos países da America Latina. Por estas posições de vanguarda muitas vezes foi perseguido e mal compreendido. Foi o primeiro ministro da Justiça do Brasil. Também o Senado Federal e a Cãmara dos Deputados estão homenageando o velho Andrada com Sessões Especiais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...