Pular para o conteúdo principal

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE TRABALHO

Foi realizada, nesta segunda feira, 11, a primeira reunião de trabalho da nova Diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), gestão 2013/2015. O encontro teve início com o novo Presidente e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada (PSDB), dando boas vindas à nova diretoria e em seguida abordando algumas das ações que serão realizadas na sua gestão. Um dos pontos abordado pelo novo presidente foi o desejo de criar o Instituto de Pesquisa e Ensino Superior da AMM. Este será uma  autoridade acadêmica com  identidade própria tendo aprovação do MEC.

A iniciativa tem por objetivo dotar o municipalismo mineiro de um Centro de Estudos Acadêmicos para dar suporte ao trabalho desenvolvido pela AMM. Com o Instituto de Pesquisa a Associação também tem o objetivo de qualificar agentes públicos com a manutenção de cursos superiores, especialização e cursos técnicos, e também na elaboração de teses de sustentação das bandeiras do movimento.

Na oportunidade, foi apresentado o novo organograma da AMM, composta pela  Superintendência Geral, hoje ocupada por Ângelo Roncalli, a Gerência Geral de Planejamento, que vai ficar a cargo de Cristina Márcia, a Gerência Geral Técnico e institucional, ocupada por Rogério Moreira e  a Gerência Geral do instituto AMM de Pesquisa e Extensão, coordenada por Gustavo Persichini.

Ângelo Roncalli fez a apresentação institucional da associação, mostrando a estrutura técnica e organizacional e as bandeiras municipalistas estadual e federal, com as principais pautas que a AMM vem atuando, entre elas estão a ação judicial a favor dos municípios referente a desoneração do FPM, lei de transparência, transferência dos ativos da iluminação pública e resíduos sólidos.

Rogério Moreira falou do valor agregado da marca AMM, que vem resultando em várias parcerias com empresas privadas renomadas no mercado e os critérios rígidos que a instituição vem adotando,  para que as empresas possam ser parceiras da Associação. Moreira ainda demonstrou os resultados do 30º Congresso Mineiro de Municípios, com recorde em público e audiência na mídia, dando uma grande visibilidade à Associação.

O presidente da AMM ressaltou a projeção na mídia que a Associação Mineira tem conseguido, mas ressaltou que algumas providências estão sendo feitas para se ter uma capilaridade maior na informação, atingindo todo o estado, por meio do conteúdo produzido pela AMMTV.

Vários prefeitos e diretores se manifestaram, falando suas expectativas com a instituição e sua luta municipalista. O Presidente  da AMM foi condizente com os prefeitos, e fez questão de destacar que “os municípios estão virando executores de política publica desde a constituição de 88. Quando o governo lançava os primeiros  programas e todo mundo se animava. Porém se passaram 20 anos e o dinheiro é o mesmo com o dobro da população. O Problema estrutural da nossa federação, é  fruto da articulação política ineficiente. Os movimentos existem, mas são esporádicas, temos que enfrentar estas dificuldades sendo eficientes, capacitando pessoal, mostrando possibilidades de verba de convenio, entre outras” ponderou Andrada.

O novo presidente da AMM também propôs aos prefeitos a elaboração de três pautas: A primeira composta pela bandeira estrutural que seria a articulação política. A segunda seria a bandeira do momento, a necessidade de atuar, aproveitando as oportunidades. E a terceira se baseia na bandeira do protesto, que seria ações efetivas de atuação junto aos órgãos de governo. Estas pautas serão encaminhadas para os prefeitos para definição de prioridades.

E para potencializar o trabalho da AMM, o presidente finalizou a reunião falando da importância das Microrregionais e a criação de um cronograma de ação para realização de uma agenda em conjunto com a Associação Mineira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...