Pular para o conteúdo principal

RICHARD ROMANO: PCdoB VIVE UMA FASE DE GRANDE EXPANSÃO

Leia abaixo a entrevista concedida ao Vermelho Minas pelo secretário Estadual de Organização do PCdoB no estado, Richard Romano. Entre os assuntos abordados estão o 13º Congresso do PCdoB, os desafios de crescimento do Partido e a batalha de 2014.


Vermelho Minas: O PCdoB tem buscado se apresentar cada vez mais para o povo. O Partido tem dedicado grandes esforços às disputas eleitorais e construiu uma Central Sindical que já está entre as maiores do país. Qual avaliação você faz do momento atual do PCdoB em Minas?

Richard Romano:
O PCdoB em Minas, como ocorre em todo o Brasil, vive um momento de expansão e de grandes vitórias políticas e eleitorais. Nas eleições de 2012, o partido conquistou sete prefeituras, com destaque para Contagem e Cataguases, 60 vereadores, ampliou sua bancada na capital e em Contagem, reconquistou o espaço no Parlamento em Betim, pela primeira vez elegemos vereadores em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Cataguases Santa Luzia, e mantivemos posições importantes em várias cidades. Também estamos participando de dezenas de prefeituras em todo o estado, com gestores membros do nosso Partido.

Vermelho Minas: E sobre a Frente da Luta de Massas?

Richard Romano:
No plano da luta de massas, contribuímos para a realização de um congresso vitorioso do sindicalismo classista, elegendo o comunista Marcelino da Rocha, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas. Através do nosso trabalho de juventude, a UJS, somos a maior força política organizada no movimento estudantil mineiro e elegemos a maior bancada ao Congresso da UNE realizado recentemente e dirigimos a União Estadual dos Estudantes e a União Colegial de Minas Gerais. Temos uma ação firme e combativa de nossos mandatos no parlamento mineiro contrária as ações políticas anti-povo do Governo Antanio Anastasia, através dos deputados Celinho do Sinttrocel e Mário Henrique Caixa. O Partido elegeu a única mulher da bancada mineira no Congresso Nacional em 2010, a deputada federal Jô Moraes, com atuação destacada em Brasília em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Vermelho Minas: O PCdoB Minas realizará no mês de junho dez encontros macrorregionais. Qual é a importância destes Encontros para o trabalho de edificação partidária?

Richard Romano:
Os Encontros Macrorregionais é uma experiência pioneira dos comunistas mineiros atualmente adotada em nosso Partido em todo o país. É um importante momento de reencontro com os dirigentes municipais, quadros, mandatários, gestores públicos e lideranças para avaliar a nossa ação e planejar as diretrizes partidárias para os próximos períodos. Os Encontros deste ano tem uma pauta com ênfase especial no 13º Congresso do PCdoB que mobilizará o Partido em torno da avaliação dos 10 anos de governo popular no Brasil, com Lula e Dilma, e para apontar os rumos das mudanças criando condições para a realização de um Plano Nacional de Desenvolvimento. Além disso, o Partido precisa se preparar para esta batalha de 2014. Além de reeleger Dilma, nosso objetivo é ampliar nossa bancada federal, reelegendo Jô Moraes na região metropolitana e elegendo o atual 1º suplente de Deputado Federal por Minas, Wadson Ribeiro; e ampliar nossa representação na Assembleia Legislativa reelegendo os atuais deputados estaduais Celinho do Sinttrocel e Mário Henrique Caixa e ampliando a bancada para mais dois novos mandatos.

No plano organizativo, precisamos organizar melhor o contingente de novas pessoas que estão ingressando no Partido. A organização de todos pela base, através das organizações de bases, coletivos, plenárias, fóruns partidários, é fundamental para criar as melhores condições para que o pessoal participe da vida partidária. Fortalecer as direções municipais, especialmente nas principais cidades do estado e organizar fortes coordenações macrorregionais para ajudar a direção estadual a coordenar o trabalho em toda minas gerais e uma grande tarefa organizativa.

Vermelho Minas: Por fim, qual é a expectativa de crescimento do Partido no estado pelo próximo período?

Richard Romano:
O partido está organizando uma campanha de filiação para chegarmos aos 50 mil filiados no estado. A primeira fase da campanha é até outubro desse ano para trazermos lideranças com o objetivo de compor a nossa chapa de candidatos e candidatas a Assembleia Legislativa e também direcionada para os setores da juventude, trabalhadores, mulheres e intelectualidade.

O PCdoB está presente em 300 municípios mineiros, queremos chegar a 500 até o processo de convenções em 2014. Portanto, vamos filiar novas pessoas e debater os documentos do Congresso, com pelo menos 10.000 mil filiados.
do Vermelho Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...