Pular para o conteúdo principal

UFLA: GESTÃO SCOLFORO ANUNCIA MAIS 7 CURSOS DE GRADUAÇÃO E INVESTIMENTOS DE R$12 MILHÕES


Engenharia Civil (2014), Engenharia Mecânica (2014), Engenharia de Materiais, Geologia (2014), Engenharia da Computação (2015), Engenharia Química (2015) e Engenharia de Telecomunicações (2015). Esses cursos fazem parte do projeto de ampliação acadêmica, apresentado ao Ministério da Educação (MEC) para viabilizar os recursos federais e garantir que sejam balizados pela qualidade que distingue a Universidade Federal de Lavras (UFLA) como uma das me lhores instituições públicas de ensino do País.

Ao mesmo tempo em que o projeto pedagógico é elaborado, terá início a construção do Prédio das Engenharias, na Avenida Sul, que vai ocupar uma área aproximada de 10 mil m2. Nos próximos três anos, serão aplicados em torno de 12 milhões de reais para a estruturação desses cursos, assim como serão investidos seis milhões para completar a estruturação dos cursos mais recentes da Universidade.

Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Scolforo deu sequência às negociações no Ministério da Educação (MEC), com a apresentação de demandas e projetos para a expansão da Universidade, criação de cursos e o projeto de internacionalização da UFLA.

Mais um trecho da ciclovia central no câmpus foi finalizado. Agora, os ciclistas contam com 5,3 quilômetros de pista para facilitar o acesso aos departamentos e às instalações da Universidade, além de completa sinalização. Para atrair ainda mais ciclistas, com segurança e tranquilidade, está em fase de elaboração o projeto para a construção de cinco bicicletários. O ponto central será na praça de convivência que está sendo construída entre o Departamento de Administração e Economia (DAE) e o Departamento de Ciências da Computação (DCC).

No Ministério dos Esportes, foi recebido pelo secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, para finalização do projeto de construção da Pista de Atletismo e do Centro Esportivo de Alto Rendimento na Universidade. Scolforo também participou de reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde foi recebido pelo secretário executivo, Francisco Gaetani, para a apresentação de projetos ambientais desenvolvidos na Universidade e novas propostas. Durante sua visita a Brasília, o reitor também foi recebido pelo deputado federal Reginaldo Lopes, para debater projetos de apoio à universidade.

Eco-Bicicletário
Mais um trecho da ciclovia central no câmpus foi finalizado. Agora, os ciclistas contam com 5,3 quilômetros de pista para facilitar o acesso aos departamentos e às instalações da Universidade, além de completa sinalização. Para atrair ainda mais ciclistas, com segurança e tranquilidade, está em fase de elaboração o projeto para a construção de cinco bicicletários. O ponto central será na praça de convivência que está sendo construída entre o Departamento de Administração e Economia (DAE) e o Departamento de Ciências da Computação (DCC).

O arquiteto da UFLA, Giovani Salomão Teixeira, explica que o bicicletário terá uma estrutura simples, com perfil em “U” e cobertura com placas fotovoltaicas para geração de energia. Cada módulo de 30 bicicletas terá autonomia para gerar 3000 KW/mês, que será retornado para a rede elétrica por meio de um inversor de frequência. Serão cinco bicicletários com três módulos cada um, com previsão de construção próxima aos departamentos de Ciência da computação (DCC), Ciência dos Alimentos (DCA), Medicina Veterinária (DMV), Ciências Florestais e Restaurante Universitário (RU).
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...