Pular para o conteúdo principal

UNIFEI E CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DO CENTENÁRIO


Réplicas do selo e do carimbo alusivos ao centenário da Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançaram o selo e o carimbo comemorativos ao centenário da Universidade, durante solenidade ocorrida no auditório do Prédio Central, onde foram homenageados os ex-alunos e professores Manoel Zaroni, Luiz Gonzaga Salomon, Fredmarck Leão, Zulcy de Souza e Francisco de Assis Ferreira (conhecido pela comunidade acadêmica como professor Chicão).

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida e o vice-reitor, Paulo Waki, obliteraram os dois primeiros selos comemorativos e os homenageados receberam réplicas do selo e do carimbo. O professor Dagoberto recebeu das mãos do assessor da Diretoria e representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, e do gerente Regional dos Correios na Região de Pouso Alegre, Lino Francisco da Silva, uma peça de vidro contendo a réplica do selo e do carimbo alusivos ao centenário.

As peças postais apresentam no selo a imagem de uma engrenagem, representando a Engenharia Mecânica, dois raios representando a Engenharia Elétrica,cursos pioneiros da Unifei, além da letra E de Engenharia. Já o carimbo comemorativo estampa a fachada do casarão, onde foi inaugurado o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913.

O reitor Dagoberto de Almeida lembrou em seu pronunciamento que “o lançamento do selo marca e nos faz lembrar quem somos. Essa nossa identidade que nos faz ser uma das instituições mais emblemáticas do país”. Afirmou que a Unifei sempre primou pela qualidade do ensino tecnológico, sendo esse “o seu diferencial”.

O dirigente universitário também mencionou alguns dos nomes importantes que contribuíram para a construção da história da Unifei, a exemplo de Theodomiro Carneiro Santiago, o fundador; José Rodrigues Seabra e Pedro Mendes dos Santos, ambos ex-dirigentes da instituição; e Aureliano Chaves, ex-aluno, ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República.

Por fim, citou trecho de um poema de sua autoria, onde acentua que “na Universidade que queremos tem prédios projetados para serem belos e duráveis. Para isso, serão cuidadosamente construídos, no custo e no tempo e tão impecáveis como a casa da gente. É o que queremos”. E arrematou: “Na Universidade que queremos, nossos alunos serão preparados para entenderem que problemas são desafios; que a recompensa é resultante do mérito e que vale a pena se preparar e se aprimorar. E assim, além de aprender, também terão fortalecido o caráter de cada um. Dessa forma, o empréstimo que seus pais nos fizeram será honrado. Essa é a Universidade que tanto queremos”.

O representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, enfatizou em seu discurso que “a Unifei é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente, e foi classificada pela presidente Dilma Rousseff como instituição de excelência na área de energia no país, num momento em que ela destacou a importância da interiorização e o acesso social ao ensino universitário proporcionado pela Universidade aos jovens brasileiros”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...