Pular para o conteúdo principal

UNIFEI E CORREIOS LANÇAM SELO E CARIMBO COMEMORATIVOS DO CENTENÁRIO


Réplicas do selo e do carimbo alusivos ao centenário da Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançaram o selo e o carimbo comemorativos ao centenário da Universidade, durante solenidade ocorrida no auditório do Prédio Central, onde foram homenageados os ex-alunos e professores Manoel Zaroni, Luiz Gonzaga Salomon, Fredmarck Leão, Zulcy de Souza e Francisco de Assis Ferreira (conhecido pela comunidade acadêmica como professor Chicão).

O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida e o vice-reitor, Paulo Waki, obliteraram os dois primeiros selos comemorativos e os homenageados receberam réplicas do selo e do carimbo. O professor Dagoberto recebeu das mãos do assessor da Diretoria e representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, e do gerente Regional dos Correios na Região de Pouso Alegre, Lino Francisco da Silva, uma peça de vidro contendo a réplica do selo e do carimbo alusivos ao centenário.

As peças postais apresentam no selo a imagem de uma engrenagem, representando a Engenharia Mecânica, dois raios representando a Engenharia Elétrica,cursos pioneiros da Unifei, além da letra E de Engenharia. Já o carimbo comemorativo estampa a fachada do casarão, onde foi inaugurado o então Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, em 1913.

O reitor Dagoberto de Almeida lembrou em seu pronunciamento que “o lançamento do selo marca e nos faz lembrar quem somos. Essa nossa identidade que nos faz ser uma das instituições mais emblemáticas do país”. Afirmou que a Unifei sempre primou pela qualidade do ensino tecnológico, sendo esse “o seu diferencial”.

O dirigente universitário também mencionou alguns dos nomes importantes que contribuíram para a construção da história da Unifei, a exemplo de Theodomiro Carneiro Santiago, o fundador; José Rodrigues Seabra e Pedro Mendes dos Santos, ambos ex-dirigentes da instituição; e Aureliano Chaves, ex-aluno, ex-governador de Minas Gerais e ex-vice-presidente da República.

Por fim, citou trecho de um poema de sua autoria, onde acentua que “na Universidade que queremos tem prédios projetados para serem belos e duráveis. Para isso, serão cuidadosamente construídos, no custo e no tempo e tão impecáveis como a casa da gente. É o que queremos”. E arrematou: “Na Universidade que queremos, nossos alunos serão preparados para entenderem que problemas são desafios; que a recompensa é resultante do mérito e que vale a pena se preparar e se aprimorar. E assim, além de aprender, também terão fortalecido o caráter de cada um. Dessa forma, o empréstimo que seus pais nos fizeram será honrado. Essa é a Universidade que tanto queremos”.

O representante da Regional dos Correios em Minas Gerais, Roney Alves Horta, enfatizou em seu discurso que “a Unifei é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente, e foi classificada pela presidente Dilma Rousseff como instituição de excelência na área de energia no país, num momento em que ela destacou a importância da interiorização e o acesso social ao ensino universitário proporcionado pela Universidade aos jovens brasileiros”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...