Pular para o conteúdo principal

ATAÍDE DEFENDE CREDENCIAMENTO DA CARDIOLOGIA NA SANTA CASA DE PASSOS


O prefeito de Passos, no Sul de Minas, Ataíde Vilela, participou da audiência pública sobre o credenciamento do Instituto Cardiovascular “Doutor Flávio Ribeiro Campos”, da Santa Casa de Misericórdia de Passos, realizada na segunda-feira, à noite na Câmara Municipal de Passos. Após ouvir as informações e justificativas de um representante da Secretaria de Estado de Saúde, que nega o credenciamento para Passos, Ataíde defendeu, mais uma vez a autorização do serviço gratuito para a população regional e afirmou que não irá desistir do processo.

A audiência pública foi uma parceria entre a Prefeitura, Câmara e Santa Casa para debater com a sociedade passense e da região o processo de credenciamento do serviço de cardiologia, com diagnósticos e cirurgias, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que a Secretaria de Estado de Saúde já informou ao prefeito Ataíde Vilela que não será aprovado para Passos. A justificativa da secretaria é de que um acordo político previa que esse credenciamento sairia apenas para o Hospital do Coração de São Sebastião do Paraíso.

Há duas semanas, o prefeito esteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que apoia o credenciamento para Passos, mas esse processo depende também da aprovação do Estado, onde vem encontrando resistência política.

A audiência pública da Câmara foi muito concorrida, com participações de aproximadamente 350 pessoas, entre prefeitos e vereadores de várias cidades da região de Passos, além de diretores e médicos do corpo clínico da Santa Casa. O provedor do hospital, Vivaldo Soares Neto, explicou que a Santa Casa já oferece os serviços de cardiologia, como exames para diagnósticos e cirurgias, para pacientes particulares e de planos de saúde, mas que as pessoas que não podem pagar têm que ser encaminhadas para fora de Passos, o que as coloca em risco, já que o tempo é fundamental para o bom tratamento de um doente do coração.

O coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Rasível Reis, disse que apoia o credenciamento para parte do serviço, mas não para cirurgia, porque cinco hospitais do sul do estado já fazem esse procedimento, entre eles o de São Sebastião do Paraíso. O prefeito de Passos discordou e afirmou que a população da região não pode ficar sem o serviço de qualidade que o hospital de Passos já oferece, por meio de um corpo clínico capacitado e equipamento de alta complexidade para exames e cirurgias.

“Aqui em Passos nós temos serviço 24 horas. Em São Sebastião do Paraíso é de apenas 12 horas por dia. Lá o cidadão não pode enfartar à noite. Portanto, gente, é um grande contra senso que nós não podemos permitir, e não vamos permitir! Nós lutamos pela estadualização da Fesp e agora nós vamos lutar pelo nosso hospital do coração. O nosso povo merece, a nossa cidade merece, a região merece”, disse.

No final da audiência, o presidente da Câmara, vereador Luis Carlos do Souto Júnior, o Dentinho (PSDB), informou que iria convidar os vereadores para uma viagem a Belo Horizonte para uma audiência com o secretário de Saúde, Antonio Jorge.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...