Pular para o conteúdo principal

CHEREM DEFENDE VOTO DISTRITAL

Num momento em que todo o Brasil discute a Reforma Política e busca a participação popular para definir os novos rumos do País, o projeto “Voto Distrital – O Brasil são Muitos", desenvolvido pelo deputado estadual lavrense Fábio Cherem (PSD) ganha visibilidade pelos fundamentos que apresenta, com o objetivo de legitimar o voto de cada cidadão e delinear o comprometimento dos representantes parlamentares com sua base política de atuação.

Desde que assumiu a vida parlamentar, em 2011, o Deputado iniciou a materialização do projeto Voto Distrital, criando uma ferramenta inteligente para divisão dos Estados e do Brasil em Distritos, utilizando para isso do atual coeficiente eleitoral, sem alterar as conquistas vigentes. Além disso, o programa que comprova ser o Voto Distrital um caminho de justiça social e comprometimento parlamentar, disponível no site www.distritosdobrasil.com.br , permite que cidadãos comuns ajudem a montar o seu Distrito, reconhecendo a liderança que legitimamente o representa, em instâncias estadual e federal.

Em recente pronunciamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, defendeu a ideia do Voto Distrital, e salientou para a mídia: “Não falei para a presidente (Dilma Rousseff), mas sou inteiramente favorável (ao recall). Acho que seria medida adequada à nossa realidade”, afirmou. “Medida como essa tem o efeito muito claro de criar uma identificação entre o eleito e eleitorado. Impor ao eleito responsabilidade com quem o elegeu”, acrescentou.

Joaquim Barbosa explicou, nessa ocasião, que a possibilidade de o eleitor voltar às urnas para destituir o candidato eleito funciona bem em países que adotaram o Sistema de Voto Distrital. “Nesse sistema distrital, os deputados são eleitos dentro de um distrito. Necessariamente vai sair eleita uma pessoa que faz parte daquela circunscrição. Há essa responsabilidade do eleito para aquele círculo pequeno que o elegeu. O resultado disso é que a pessoa eleita numa circunscrição é mais fácil para o eleitor controlar e saber das tomadas de posição feitas pelo seu eleito. E cobrar. E se não gostar, ele tem a possibilidade de recall, recolher o seu voto, anular, revogar, e forçar uma segunda eleição sem tirar aquele representante” - acrescentou.

Na conversa que teve com a Presidente do Brasil, Joaquim Barbosa defendeu que o País adote o sistema de voto distrital. O modelo atual, avaliou o presidente do Supremo, está esgotado. “Esse sistema mostra marcas profundas de esgotamento. Não é exclusividade do brasileiro. Grandes democracias mundo a fora vêm passando por essa crise esporádica”, concluiu (O Globo, 25/06/2013)

Mesmo num momento em que a reforma política não tinha qualquer condição de ser elaborada e aprovada pelo Congresso e pelo Senado federais, Fábio Cherem apostou no que se tornou mais um ideal político – a defesa do Voto Distrital, comprovando que o sistema é capaz de corrigir e viabilizar todas as mudanças que o povo brasileiro, já amadurecido para a verdadeira democracia, tem manifestado nas ruas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...