Pular para o conteúdo principal

EM INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL, ASSEMBLEIA DE MINAS EXTINGUE VOTO SECRETO

Proposição foi apreciada em 2º turno na terça-feira, 9. Foram 59 votos favoráveis e nenhum contra.
Deputado Lafayette de Andrada, lider do PSDB, encaminhou votação favoravelmente ao projeto
Deputados estaduais votaram em plenário, na manhã desta terça-feira, 9, o fim do voto secreto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposição foi aprovada em segundo turno por unanimidade dos presentes, 59, de um total de 77 parlamentares da Casa. Para virar lei, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), datada de 2011, precisava da aprovação de no mínimo 48.

A partir de agora, a população mineira vai saber exatamente como votou cada um dos 77 deputados estaduais em todas as propostas que passarem pelo plenário e pelas comissões da Assembleia. Toda e qualquer votação terá de ser aberta e nominal, com o registro do voto no painel eletrônico. Segundo o deputado Lafayette Andrada, a decisão reflete o "sentimento das ruas", as manifestações impulsionaram a aprovação da PEC 3/2011. Para ele, agora, os eleitores poderão acompanhar com maior transparência o trabalho dos deputados na Assembleia e assim avaliar a coerência de cada um com as propostas levantadas durante a campanha eleitoral.

A PEC aprovada prevê que todos os votos sejam nominais, voto para perda de mandato parlamentar, projeto de lei complementar (PLC), projeto de lei (PL), projeto de resolução (PRE), lei delegada, eleição da mesa diretora, exoneração ou destituição do procurador-geral de Justiça, quebra de decoro parlamentar e veto do governador. A PEC também acaba com o voto secreto nas votações de escolhas de conselheiros do Tribunal de Contas, membros do Conselho de Governo, de interventor em municípios e de titulares de cargos da administração pública.

Sendo assim, tornam-se nominais todas as votações, exceto as de requerimentos, ou seja, os deputados terão de estar presentes e opinar via painel eletrônico, ficando proibidas as chamadas votações simbólicas, nas quais muitas vezes projetos de lei são aprovados mesmo com número insuficiente de parlamentares no plenário.

Lafayette explicou que as votações nominais vão vigorar a partir de agosto e funcionará da seguinte forma: os deputados vão se identificar por meio da digital. Assim, o voto vai ser exposto no painel eletrônico, e, dessa forma, cassações de mandato e vetos do governador a propostas de lei, entre outras votações, terão que ser decididas nominalmente com o voto exposto no painel eletrônico da Almg.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...