Pular para o conteúdo principal

PONTE DE PAPEL AGUENTA 13KG

Esta edição teve como foco os alunos do ensino médio que contaram com o auxílio de bolsistas da Engenharia Civil
Alunos do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram, na última sexta-feira, dia 12, do concurso de Pontes de Papel. Diferentemente da tradicional competição organizada anualmente durante a Semana de Engenharia da UFJF, que mobiliza alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, esta edição teve como foco principal os estudantes do ensino médio do colégio e contou com o auxílio de bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Civil (PET Civil). A premiação foi de R$ 500.

O concurso consiste basicamente na construção de uma estrutura com papel-cartão e cola. É pendurado na ponte um balde vazio, que em seguida é enchido gradualmente com água. Nesta edição, a competição premiou a ponte construída pela equipe “Mendes Lindo” que suportou mais de 13kg.

Para o professor de Química e um dos responsáveis pela realização do projeto, Eloi Teixeira César, ressaltou o benefício criado pelo contato com as primeiras noções de engenharia. “O processo de montagem das pontes e a troca de informações com os alunos do PET proporcionam aos estudantes de ensino médio uma primeira experiência com a engenharia. Iniciativas como essa permitem que alunos se identifiquem ou não com a área, o que é importante numa fase geralmente marcada pela dúvida na escolha de qual curso escolher.”

Aluna do 3º ano, Gabriela Castro pretende cursar Engenharia Civil. “Para nós foi uma oportunidade muito boa. Pensava em fazer engenharia e agora tenho certeza de que o curso que vou escolher é realmente o que eu quero. Mesmo sendo apenas uma ponte de papel, é uma realização ver algo que passou pelas suas mãos pronto e sendo testado.”

O primeiro lugar ficou com a equipe “Mendes Lindo”, composta pelos estudantes Beatriz Gomes, Júlia Lopes Coelho, Patrícia Abranchs e Victor Reis; em segundo lugar, “Pontes Indestrutíveis”, com Monique Fernandes; e terceiro lugar, “Enverga mas não que quebra”, com Ana Clara Alves, Carolina Evangelista, Julia Nogueira, Laura Couto, Lorem Martins e Vitório Camilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...