Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA CRIA MAPA ONLINE DE SERVIÇOS PÚBLICOS PARA ORIENTAR A POPULAÇÃO

No mapa é possível encontrar todas as unidades de saúde. Até o final do ano será possível aos pouso-alegrenses consultar todas as unidades de prestação de serviços por meio da ferramenta
Um mapa interativo online, com a localização, telefone e serviços oferecidos por cada uma das unidades públicas do município. Desde o início desta semana, os internautas passaram a ter acesso à novidade apresentada pela Prefeitura de Pouso Alegre. O projeto começou a ser desenvolvido este ano e já catalogou 24 unidades de saúde e 4 unidades de atendimento geral ao público, como emissão e registro de documentos e abertura de empresas. O Mapa dos Serviços Municipais está sendo desenvolvido sob a tecnologia do gogle maps. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura estima que até o final do ano seja possível aos pouso-alegrenses consultar todas as unidades de prestação de serviços por meio da ferramenta.

O objetivo central do mapa é servir como guia para a população utilizar os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. “O mapa traz informações básicas sobre os serviços oferecidos em cada departamento. Muitas vezes, um cidadão tem um problema e não sabe a quem recorrer. Em uma rápida olhada no mapa, ele descobre o local exato onde pode encontrar a solução”, explica o secretário de Comunicação Cristiano Rodrigues.

Além de auxiliar os usuários dos serviços públicos, o mapa também serve de guia para os funcionários dos diversos setores da prefeitura. Em ações mais complexas, quando está envolvido um número grande de departamentos, o mapa pode embasar decisões estratégicas, servindo de elo de referência para a mobilização de diversas unidades. “É uma ferramenta valiosíssima para ações como grandes campanhas de saúde ou projetos em que você precisa mobilizar departamentos diferentes, que estão separados por grandes distâncias ou que não tenham contato cotidiano por suas atividades distintas”, avalia o chefe de Gabinete Márcio Faria. O mapa pode ser acessado no http://goo.gl/maps/OsOVR.

Comunicação dinâmica
O Mapa dos Serviços Municipais é mais uma das iniciativas do governo Perugini que têm o objetivo de aproximar a população da administração pública. “Seja para que ela conheça melhor o funcionamento da Prefeitura e contribua com críticas e sugestões. Seja para que ela saiba onde está e como utilizar os serviços que estão à sua disposição”, observa o secretário Cristiano Rodrigues. Segundo ele, a comunicação dinâmica e colaborativa da internet é um dos caminhos que a comunicação do governo deve seguir a partir de agora.

O início desse caminho começou a ser trilhado com a criação da página oficial da Prefeitura de Pouso Alegre no Facebook. Com mais de 6,7 mil fãs, a página está entre as mais populares da região. “Com importância crescente nas estratégias de comunicação, as mídias sociais se transformaram na maior plataforma de interação direta entre poder público e população”, avalia o secretário.

Os números comprovam essa interação direta entre poder público e população. Apenas no 1º quadrimestre do ano, o endereço oficial da prefeitura na rede social publicou 305 posts com informações de utilidade pública, intermediou 190 reclamações dos moradores junto a algum órgão da prefeitura e alcançou até de 30 mil pessoas por semana. Com esses resultados, em abril, a prefeitura virou matéria da revista Minas Marca, veículo especializado em comunicação. A revista destacou que as ações da administração nas mídias sociais favorecem “o pluralismo de idéias e posições, além de estimular a participação dos cidadãos”.

“Mais do que nunca, percebemos que a população quer participar da administração, quer fiscalizar, quer sugerir. As redes sociais, as ferramentas de interação que criamos, toda a nossa comunicação tem o objetivo de criar canais onde, além do governo informar sobre suas ações, a população possa nos devolver sua avaliação a respeito de tudo que fazemos. O diálogo entre poder público e a sociedade precisa ser cada vez maior. Em Pouso Alegre, essa tem sido uma ótima conversa”, considera o prefeito Agnaldo Perugini (PT).
da assessoria - Prefeitura de Pouso Alegre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...