Pular para o conteúdo principal

PSD MINEIRO ESTÁ DIVIDIDO ENTRE DILMA E AÉCIO

O deputado estadual lavrense Fábio Cherem é do PSD
A ala do PSD mineiro ligada ao senador Aécio Neves (PSDB) já se mobiliza para tentar levar o apoio da legenda no estado para o tucano no embate político do ano que vem. Saídos de uma intervenção nacional, que levou a decisão sobre o posicionamento do partido na eleição do ano passado à Justiça, eles querem do atual presidente Gilberto Kassab uma garantia de que não vai haver interferência em 2014. Caso não a tenham, prometem debandar para outra legenda até o fim de setembro. Em busca da adesão das bases partidárias, os parlamentares reuniram ontem prefeitos e vereadores em um hotel em Belo Horizonte, onde pregaram o “fim do autoritarismo no PSD”.
Nos discursos, os deputados estaduais e o federal deixaram claro que o evento foi uma resposta ao presidente estadual do PSD, Paulo Simão. Segundo disseram, ele os chamou em seu escritório no mês passado para comunicar que o partido apoiaria a candidatura do petista Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, ao governo de Minas Gerais no ano que vem. No plano federal, estariam fechados com a presidente Dilma Rousseff (PT). Ao questionarem como a medida teria sido tomada, os parlamentares alegam que a resposta foi que os deputados federais e a Executiva Nacional decidiram.

“Como admitir decidirem um ano antes e caminharmos como vaquinhas de presépio pela reeleição da Dilma? Não vamos admitir que haja intervenção”, afirmou o secretário de estado de Gestão Metropolitana, deputado federal Alexandre Silveira. Ele e os deputados estaduais Gustavo Valadares, Fabiano Tolentino, Duarte Bechir, Neider Moreira, dr. Wilson Batista e Cássio Soares ameaçam sair da legenda caso os mineiros não tenham autonomia para decidir seu destino no pleito. Depois de o presidente Paulo Simão ter dito que o PSD está de portas abertas para que eles deixem o partido, o grupo reafirmou ontem a ameaça e colocou a conta de uma eventual debandada nas mãos de Gilberto Kassab.

Gustavo Valadares pediu aos filiados que fiquem vigilantes e lembrou a intervenção sofrida no ano passado. Na ocasião, os mineiros decidiram em convenção apoiar a reeleição do prefeito Marcio Lacerda (PSB), mas Kassab interferiu, a pedido de Dilma, e mandou o partido apoiar o petista Patrus Ananias. O caso foi decidido na Justiça. O racha se repete. Do outro lado, com o presidente estadual Paulo Simão, estão os deputados estaduais Fábio Cherem e Hélio Gomes e os federais Geraldo Thadeu, Ademir Camilo, Diego Andrade e Walter Tosta. Marcos Montes estaria indeciso.

Ofício
Por sugestão do secretário de Desenvolvimento Social, o deputado estadual Cássio Soares, o grupo vai encaminhar um ofício a Kassab, uma espécie de ultimato pedindo que o dirigente garanta que quem vai decidir os rumos do PSD mineiro no estado será o diretório estadual, mesmo comandado por um dilmista. Segundo dizem os insatisfeitos, qualquer que seja a decisão em convenção, eles vão cumprir. Aos filiados, Duarte Bechir afirmou que, com uma decisão imposta, o que querem do partido é o tempo de televisão. “Essa reunião é para mostrarmos que, em vez de simplesmente levantar em debandada, queremos ser ouvidos”, afirmou.

Alexandre Silveira, que é secretário-geral do partido no estado, também garantiu seguir a vontade da maioria da legenda. O secretário disse ter se reunido com Kassab depois da recente queda na aprovação de Dilma nas pesquisas de opinião, e no encontro entendeu que as articulações foram zeradas. Segundo diz, o presidente nacional estaria “reflexivo” sobre o apoio ou não a Dilma.

Apesar de, às claras, o discurso ser contra o autoritarismo no partido, a ala próxima do PSDB quer a legenda com uma eventual candidatura de Aécio Neves à Presidência e apoiar o nome que o Palácio da Liberdade lançar para a sucessão do governador Antonio Anastasia (PSDB). Se não conseguirem isso, devem migrar para outra legenda, que inicialmente seria o MD (que pode vir de uma fusão entre PPS e PMN).

Com ou sem fusão
Em encontro realizado nesse fim de semana, o PMN mineiro rejeitou a fusão com o PPS – formando o Movimento Democrático (MD). A decisão será levada pelo presidente do PMN, Carlos Alberto Pereira, à reunião da Executiva Nacional da legenda, marcada para o próximo dia 28, em São Paulo. “Não temos força para impedir a fusão, que será tratada nacionalmente, mas há uma disposição em cada diretório estadual de se manifestar”, afirmou ontem Carlos Alberto. A fusão entre as duas legendas já foi realizada, mas ainda falta ser homologada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que só será feito depois do encontro deste mês. 
por Juliana Cipriani - do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...