Pular para o conteúdo principal

REDES SOCIAIS TÊM GANHADO CADA VEZ MAIS IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO

Facebook foi o maior responsável pela participação nas manifestações e acena com grande influência para as eleições do próximo ano

As redes sociais têm assumido um papel cada vez mais importante e influente em todo o mundo. Se, nos Estados Unidos, foram ferramenta fundamental para a eleição do presidente Barack Obama e, no Egito, instrumento imprescindível para o movimento que pôs fim ao regime ditatorial de Hosni Mubarak, no Brasil, elas também cumprem função bastante relevante, consideradas como o principal meio de articulação da sociedade para a realização das inúmeras manifestações populares que ocorreram no país em junho passado.

A maioria das pessoas que participou das recentes manifestações – 60,7% – tomou conhecimento por meio do Facebook, de acordo com a 114ª pesquisa CNT/MDA, divulgada nessa terça-feira (16). Bem mais atrás, situam-se sites de notícias, com 38,5%, WhatsApp, 3,3%, E-mail, 2,5%, SMS, 2,5%, e outras redes sociais, como Twitter, 2,5%, e Instagram, 1,3%. 



Segundo o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), senador Clésio Andrade, isso reflete uma mudança de paradigma. “A gente percebe que o marketing nas redes sociais, por meio das próprias pessoas, tem um peso muito superior ao marketing tradicional”, afirma. Para ele, as redes sociais continuarão com forte atuação.

Outro dado importante é que 62,1% dos entrevistados acreditam que os protestos continuarão nas ruas e nas redes sociais. Além disso, 79,2% consideram as redes sociais muito influentes para a formação da opinião pública. Apenas 9,8% acham que são pouco influentes e menos ainda, 2,9%, pensam que as redes sociais não influenciam.

Numa projeção para as eleições presidenciais de 2014, novamente grande parte da população, 64,9%, avalia que tanto os protestos das ruas como os das redes sociais vão interferir na decisão do eleitor. Uma pequena parcela, 7,7%, acha que não vai influenciar nas eleições.
 

Hoje, no Brasil, de acordo com a pesquisa, 20,2% utilizam computador e internet em casa e no trabalho. Mais da metade, 62,7%, tem computador em casa e 37,3% acessam a internet diariamente. Em relação aos blogs de notícias, fonte alternativa de informação, 23,5% disseram acessar sempre. Quase metade dos entrevistados, 46,2% respondeu ter ou acessar o Facebook. Entre as redes sociais, o Facebook é, portanto, a rede social mais utilizada hoje no país.

Para Clésio Andrade, as redes sociais representam hoje um “novo marketing”. Segundo ele, as pessoas que não participaram dos protestos nas ruas participam de alguma forma das manifestações nas redes sociais.

O levantamento apontou que 84,3% das pessoas aprovaram os protestos nas ruas e que 11,9% participaram, de fato, das manifestações. Outros 29,7% responderam não ter participado, mas que têm intenção de participar. Mas 58% disseram não ter participado e não ter a intenção de se integrar aos protestos. 
por Ana Rita Gondim - da Agência CNT de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...