Pular para o conteúdo principal

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE TURISMO

A proposta de extinção da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) será discutida em uma audiência pública da Assembleia Legislativa, a ser agendada nos próximos dias. O autor do requerimento, o deputado estadual Ulysses Gomes (PT), afirma ser favorável à redução dos gastos públicos, mas contrário à falta de uma política forte para o Turismo em Minas Gerais.

O requerimento de Ulysses com essa finalidade foi apresentado e aprovado, pelos demais deputados mineiros, nesta última terça-feira, 13. Ulysses adiantou que convidará, para a audiência, representantes de todos os circuitos turísticos do Estado. A proposta de extinção da pasta do Turismo compõe um projeto do Governo de Minas de reduzir o número de secretarias estaduais de 23 para 17.

“Não se trata de defender a Secretaria de Turismo em si; se esta não correspondia às expectativas, não se trata de mantê-la, mas é fundamental que o Estado crie condições para que os municípios fortaleçam o setor, o que não ocorre hoje”, lembrou o deputado, que já integrou a Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa, defendendo ações e projetos para fortalecer o setor no Sul de Minas, região que conta com grande potencial para o turismo, com vários municípios já estruturados e muitos outros carecendo de apoio para se estruturar.

O requerimento do deputado foi motivado pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), que defende a implementação de um programa de regionalização do turismo, do aumento do índice do ICMS Turístico e a realização de debate pela Assembleia Legislativa para tratar da Lei Geral do Turismo. O presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Zeca Maurício, reclama a falta de uma política pública para o Turismo por parte do Governo de Minas. Ele lembra que os Circuitos Turísticos são representantes e fomentadores das ações estruturadoras do Turismo em todo o Estado.

Minas Gerais tem 46 Circuitos, reunindo cerca de 460 municípios mineiros. Ulysses, que já apresentou emenda parlamentar para equipar os circuitos do Sul de Minas, defende a estruturação dessas entidades. “A maior parte deles sofre com a falta de infraestrutura básica para atuarem, carecendo, por exemplo, de veículos e computadores”, afirmou o deputado. “São entidades de fundamental importância para organizar o turismo nas cidades”, completou.

ICMS do turismo
A Lei estadual 18.030/2009, conhecida por lei do ICMS solidário, estabelece percentuais de incentivo aos municípios para ampliarem a aplicação de recursos em setores estratégicos, como educação, turismo, meio ambiente, dentre outros. A reivindicação do setor de turismo é que esse índice aumente. Hoje o índice é de apenas 0,01%.

Corte de gastos
Quanto aos cortes de gastos anunciados recentemente pelo Governo mineiro, Ulysses comemorou a notícia. Como membro efetivo da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (uma das mais importantes da Assembleia), ele tem trabalhado para o enxugamento dos gastos públicos desde o início de seu mandato, em 2011. "De fato o governo precisa diminuir custos e cargos. Temos lutado por isso desde que o Governo de Minas criou cerca de 1.400 novos cargos, no início de 2011. Essa decisão, porém, passou por uma área, o turismo, que carecia de mais atenção e olhar técnico", afirmou. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...