Pular para o conteúdo principal

MPMG INAUGURA SEDE PRÓPRIA EM POUSO ALEGRE

Foi inaugurada nesta terça-feira, 27, a sede própria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O novo edifício vai abrigar as Promotorias de Justiça, em um prédio de três andares e 1.713 m² de área construída. Essa foi a 43ª inauguração do Projeto Estruturador Sedes Próprias desde sua implantação, em 2005.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, assinou o Termo de Instalação da 9ª Promotoria de Justiça de Pouso Alegre, pleito dos membros do MPMG que atuam na cidade, dada a demanda social cada vez maior pelos serviços da instituição na região.

Carlos André destacou os dois fatos como importantes não apenas por gerar melhores condições de trabalho para os promotores de Justiça, mas também por levar à população um atendimento mais qualificado e mais próximo. “As pessoas necessitadas são o objeto máximo da atuação do Ministério Público. Aqui elas terão o ambiente adequado para buscar nosso auxílio. E nossa função é ter sempre o equilíbrio, o bom senso e o diálogo constante para achar as melhores soluções”, disse o procurador-geral.

A obra da sede de Pouso Alegre teve duração de 20 meses, de outubro de 2011 a julho de 2013, e resultou em um prédio que segue padrões de acessibilidade, segurança e integração do MPMG com o cidadão. São três pavimentos que contam com 12 gabinetes, duas secretarias, um auditório para 35 pessoas, cinco salas de apoio, duas salas de reuniões, duas recepções, um refeitório, uma área de serviço, 14 vagas de estacionamento cobertas e 19 descobertas. Dos 16 banheiros, sete atendem pessoas com deficiência.

A diretora das secretarias das promotorias de Justiça de Pouso Alegre, promotora de Justiça Margarida Alvarenga Moreira, apontou a nova casa como um símbolo da independência e da evolução do Ministério Público. “Aqui é a casa do povo. Temos que continuar nos aprimorando para o melhor desempenho de nossa missão constitucional de instrumento da sociedade. Cumpre a nós o enfrentamento das demandas sociais e coletivas que se avolumam a cada dia”, afirmou Margarida.

O prédio, que está localizado à rua Maria José Siqueira Rogotti, 85, bairro Santa Rita II, bem próximo ao Fórum da cidade, recebeu o nome de Edifício Promotor de Justiça Benedito Pinto de Freitas, falecido em 2006. A placa de inauguração foi descerrada pelo procurador-geral de Justiça e pela filha de Benedito, Tânia, que agradeceu a homenagem em um emocionado discurso.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini; do deputado estadual Dalmo Ribeiro; do juiz diretor do Fórum local, Napoleão da Silva Chaves, e de diversas autoridades da região, como representantes da Polícia Militar e defensores públicos. O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior, e o presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Nedens Ulisses Freire Vieira, compuseram o dispositivo de honra.

Representando o MPMG estiveram na cerimônia, além de todos os promotores de Justiça de Pouso Alegre, o procurador-geral de Justiça adjunto administrativo, Mauro Flávio Ferreira Brandão; o corregedor-geral do MPMG, procurador de Justiça Luiz Antônio Sasdelli Prudente; o coordenador do Procon-MG, procurador de Justiça Jacson Campomizzi; o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e coordenador do Caoma, Alceu José Torres Marques; o assessor especial do PGJ, promotor de Justiça Paulo de Tarso, e o promotor de Justiça Rolando Carabolante, que à época do lançamento da pedra fundamental da sede de Pouso Alegre era o gerente do Sedes Próprias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...