A prefeitura de Nepomuceno, no Sul de Minas, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Nepomuceno (Reciclanep), realizou um evento de lançamento da coleta seletiva no município. O encontro aconteceu na Praça Padre José e contou com a presença de estudantes, professores, trabalhadores da saúde e autoridades, entre elas o prefeito Marcos Memento (PT).
A iniciativa tem parceria com o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Projeto Novo Ciclo e Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Nepomuceno.
O objetivo é separar os materiais recicláveis dos não-recicláveis e, assim, colaborar na geração de renda para os catadores e evitar a agressão à natureza. O caminhão percorrerá os bairros da cidade nos dias alternados à coleta convencional, que é feita pelos caminhões da prefeitura.
“A coleta seletiva vai ajudar as pessoas a ter mais saúde e melhorar a qualidade de vida. Elas devem estar atentas e colocar o lixo separado nos recipientes para facilitar o trabalho dos catadores e colaborar com o meio ambiente”, destacou a estudante Lavinia de Castro Marcelino, que está no 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Licas de Lima e participou da peça teatral intitulada “3 erres – reduzir, reciclar e reutilizar”.
Já o catador de material reciclável, Elter Wander de Carvalho, que trabalha no aterro sanitário (antigo lixão) do município há cerca de 4 anos, acredita que esse trabalho depende da conscientização de cada um. “Se os materiais chegarem separados, nós vamos evitar as doenças provocadas pelo lixo, que não pode ser aproveitado e isso vai melhorar também nossa renda. Contamos com a participação de todos na coleta seletiva”, afirmou.
Durante o encontro, diversas apresentações foram preparadas pelos alunos das escolas, como encenações teatrais, danças e poesia sobre a limpeza da cidade. O grupo teatral Mobiliza Sim veio de Belo Horizonte e ensinou aos estudantes diversas canções, de estilos musicais variados, além de despertar o interesse pela coleta seletiva.
Também estão sendo distribuídos pelos agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF) e pelo Serviço de Epidemiologia, panfletos explicativos sobre a coleta seletiva, em que consta o trajeto do caminhão, dias e horários em cada bairro da cidade. O caminhão da coleta seletiva iniciou os trabalhos no dia 12 de setembro, quinta-feira.
Comentários