Pular para o conteúdo principal

GUIA DO ESTUDANTE: 27 CURSOS DA UFJF ESTÃO ENTRE OS MELHORES DO PAÍS

Entre 27 cursos que obtiveram conceito, cinco alcançaram cinco estrelas, 19 ficaram com quatro e três conquistaram três estrelas
Vinte e sete cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão entre os melhores do país segundo nova avaliação do Guia do Estudante: cinco alcançaram cinco estrelas, 19 ficaram com quatro, e três receberam três estrelas (veja quadro). Ao todo, foram analisados 28 graduações.

As melhores recebem nota cinco, quatro ou três, equivalentes a excelente, muito bom e bom, respectivamente. As outras opções são regular, ruim e “prefiro não opinar”. O resultado foi liberado para as instituições de ensino, mas o lançamento da edição do Guia do Estudante Profissões e Vestibular 2014 está previsto para 11 de outubro.

Para que o curso seja avaliado, precisa atender quatro critérios: ter titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; ter uma turma formada há pelo menos um ano; no mínimo uma turma em andamento; e ainda funcionar no próximo processo seletivo. Especialmente pelo tempo de turmas encerradas, alguns cursos da UFJF, como Ciências Contábeis, não participaram da análise deste ano, que aconteceu no primeiro semestre.

A avaliação consiste na coleta de dados fornecidos pelos coordenadores dos cursos, que depois é enviada ao Guia e repassada para examinadores. Os responsáveis por avaliar são coordenadores de outras instituições, empregadores e equipe do Guia.

Pela primeira vez, cursos da Universidade receberam média global de quatro estrelas. Em 2012, o conceito médio era 3,6 estrelas. A melhora no índice é notável a partir de 2009, quando marcava média 3,2 estrelas. No ano seguinte, passou para 3,6. E em 2011, chegou a 3,7. Para o cálculo, foi considerado conceito 2 para os cursos que não foram estrelados em cada ano.


Expansão com qualidade
“Ao contrário do que se costuma ouvir, a UFJF está provando que é possível crescer e melhorar ao mesmo tempo”, afirma o secretário de Avaliação Institucional, Vanderli Fava, também professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica. “Esta melhoria de performance deve-se ao zelo com que os coordenadores vêm preenchendo o formulário com as informações solicitadas pelo GE. Isso mostra também que os cursos da UFJF estão entre os melhores do país segundo os critérios adotados pelo Guia. Outras avaliações, como a do Inep, também incentivam o aperfeiçoamento das faculdades”, explica.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, reforça que o investimento em infraestrutura e a expansão da Universidade vieram acompanhadas crescimento qualitativo e não apenas quantitativo. Magrone também destaca o crescimento da pós-graduação e da pesquisa na UFJF, o que influencia diretamente na graduação. Ressalta ainda que a oferta de bolsas em projetos de extensão, iniciação científica, treinamento profissional e apoio estudantil permitem ao aluno ampliar seus conhecimentos e se dediquem aos estudos. Ressalva, porém, que a graduação em geral, no Brasil, precisa ser mais flexível e focada no aluno.

Um ponto em comum entre os cursos e o de Educação Física, que teve uma melhora de quatro para cinco estrelas no último ano, é o fato de ter mais professores com doutorado. A coordenadora da graduação, Selva Maria Guimarães Barreto, também deve essa evolução à expansão e modernização de infraestrutura, ao aumento do intercâmbio estudantil internacional e à quantidade e abrangência de projetos de extensão. É fundamental manter o conceito cinco. “Isso aumenta nossa responsabilidade, temos que continuar melhorando sempre, além de transmitir a importância disso para os nossos alunos”.

Algumas graduações passaram por mudanças na grade curricular, como é o caso da Engenharia Elétrica, que possui cinco habilitações. Para o coordenador Marco Aurélio de Almeida Castro, esse foi um dos principais motivos para o conceito de cinco estrelas: “Essa reestruturação dá mais opções ao aluno na hora de escolher o curso e consequentemente isso aumentou o número de vagas, passamos de 90 vagas para 54 em cada habilitação”. Além disso, houve também a contratação de novos professores, todos com doutorado, e a ampliação de laboratórios para cada habilitação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...