Pular para o conteúdo principal

REITORIA E DIRETÓRIO ACADÊMICO DEBATEM TEMAS ENVOLVENDO A UNIFEI

O reitor Dagoberto de Almeida e o presidente do Diretório, João Paulo Ferreira, durante a reunião com os acadêmicos.
Dentro de um ambiente de camaradagem e respeito, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida, foi recebido na sede do Diretório Acadêmico da Universidade (DAUnifei) pelo seu presidente, aluno João Paulo Ferreira e membros da Representação Estudantil. O reitor debateu com os alunos diversos temas que envolvem a instituição, como a questão da segurança no campus universitário e seus arredores, o transporte de ida e volta dos alunos entre o campus e o centro de Itajubá, o fechamento de cursos de graduação, a assistência estudantil, a relação da representação estudantil com a Reitoria, entre outros.

O presidente do DA acentuou a importância da reunião para que fosse realizado um alinhamento entre os estudantes e a Reitoria, sempre através do diálogo”. Já o reitor, após fazer um pequeno currículo de sua vida acadêmica e do magistério na Unifei (ex-aluno formado pela turma de 1982), observou que “ninguém nasce reitor e, por isso, tivemos um período de aprendizagem. No entanto, nossa administração visa a mudança dos paradigmas na Universidade”. Dagoberto de Almeida também lembrou o seu tempo de estudante universitário quando teve um engajamento nas atividades do Diretório Acadêmico.

Com relação as medidas para reforçar a segurança no Campus Universitário, o dirigente reiterou o que já tinha anunciado em entrevista coletiva à imprensa itajubense. Serão instaladas 32 câmeras de monitoramento na parte externa do campus, o que vem chamando de corredor de segurança entre a Unifei e o centro da cidade, em parceria com a Polícia Militar. Além disso, será construída uma nova e moderna portaria que permitirá maior controle de entrada e saída dos veículos e transeuntes da Universidade. Anunciou também que os edifícios que pertencem a Unifei, localizados no centro de Itajubá, serão disponibilizados para novas salas de aula, laboratórios e gabinetes de professores. “Iremos avaliar quais os cursos e disciplinas que serão ministradas no Prédio Central”- sublinhou o reitor.

Sobre os cursos de graduação, Dagoberto de Almeida informou que o Conselho Universitário está analisando os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Bioprocessos, que segundo ele “dificilmente serão fechados”, assim como o de Ciências Biológicas. “A prioridade da nossa administração é o ensino e a pesquisa na Universidade”- acentuou.

O reitor Dagoberto também explicou aos alunos que o novo edifício que irá abrigar a Reitoria e os demais órgãos administrativos da Unifei já tinha recursos financeiros alocados para a sua construção antes de sua posse como reitor. Ele lembrou que a grande vantagem do novo prédio será a centralização da administração universitária, liberando espaços nos demais edifícios do campus para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Disse ainda que, no primeiro andar da nova edificação, será instalada uma sala de aula modelo auditório com capacidade para mais de 200 alunos, além de um anfiteatro para 500 pessoas, “que também irão funcionar como novos espaços acadêmicos”.

Os alunos e o reitor conversaram sobre outros temas, inclusive as comemorações do centenário da Unifei. Dagoberto de Almeida lembrou que a Universidade irá realizar diversos eventos em novembro (mês do aniversário de fundação da instituição) “dignos de sua tradição e importância para o cenário tecnológico brasileiro”. Lembrou da realização do “Encontrão” de alunos e ex-alunos no Clube Itajubense, evento a ser promovido em conjunto entre a Reitoria e o Diretório Acadêmico, cuja expectativa é de reunir cerca de 3 mil pessoas “num congraçamento de gerações da comunidade Unifei”- observou.

O reitor Dagoberto de Almeida esteve acompanhado na visita ao Diretório Acadêmico pela chefe de Gabinete da Reitoria, Eliane Melloni; prefeito do Campus Universitário, Leandro Trindade e secretário de Comunicação, jornalista Luiz Otávio Coutinho. Pelo Diretório, além do presidente João Paulo Ferreira, participaram do encontro os alunos Mateus Monteiro Pellegrino (tesoureiro), Mateus Ferreira (coordenador dos estudantes conselheiros no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração- CEPEAd) e os diretores da representação estudantil Davi Febba, Pedro Fonseca Neto, Andrea Faneca e Jarbas Vitorino, além do aluno de graduação, Guilherme Pacífico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...