Pular para o conteúdo principal

ROTEIRO TURÍSTICO

O secretário de Municipal de Lazer, Turismo e Cultura (Seltc), Átila Beck, acompanhado de sua equipe e do secretário de Relações Institucionais, Jorge Machado, esteve em visita à Fazenda da Fé, em Três Corações, no Sul de Minas. De propriedade do médico Marcos Arruda Vieira, a fazenda, com 174 hectares, além de várias culturas como café, trigo, feijão e azeitonas, cultiva a uva syrah, matéria prima do vinho, Primeira Estrada, Syrah 2010.

Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela Vinícola Estrada Real, formada por quatro sócios, os brasileiros Marcos Arruda, o enólogo da Epamig, Murillo de Albuquerque Regina e os franceses viveiristas e viticultores Patrick Arsicaud e Thibaud de Salettes.

Esse grupo não inovou apenas em tentar fazer vinhos nesta região, mas também na técnica de como produzir as uvas com qualidade através da inversão do ciclo da videira, demonstrando ser possível produzir vinhos na região. O vinho foi obtido através da técnica chamada dupla poda, alterando a data de colheita das uvas.

As fases de crescimento, maturação e colheita – que normalmente ocorrem no período das chuvas (primavera e verão) – passam a acontecer no período de seca (outono e inverno), resultando em vinhos finos de qualidade e potencial de envelhecimento.
De acordo com o técnico agrícola da fazenda, Enilson Ribeiro de Oliveira, a inversão da produção da uva syrah faz com que a colheita, no outono e inverno, tenha condições de dias ensolarados, noites frescas e solo seco, o que permite uma excelente maturação.

As primeiras 10 mil garrafas do Primeira Estrada foram envasadas na cidade de Espírito Santo do Pinhal, SP, e comercializadas, inicialmente, em Três Corações (GF Supermercados e Venda do Chico), no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Essa safra 2010 foi a primeira a ser produzida pela vinícola e demonstra satisfatoriamente ser possível produzir vinhos na região. O plano da Vinícola Estrada Real é chegar a 2016 com uma produção de 35 mil a 40 mil garrafas por ano.
A Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura está montando um Roteiro Turístico da cidade, visualizando os eventos esportivos de 2014 e 2016, como Copa do Mundo e Olimpíadas, e o objetivo da visita, é sugerir ao proprietário, a inserção da fazenda, como um dos pontos turísticos de Três Corações. A Fazenda da Fé passaria a fazer parte do chamado Turismo de Experiência, onde o turista vivencia e participa do processo de suas produções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...