Pular para o conteúdo principal

VEREADOR BATALHA PELA CAUSA DO CINE RIO BRANCO

A audiência pública sobre o Cine Rio Branco, em Varginha, no Sul de Minas, proposta pelo vereador Zacarias Piva, realizada na Câmara de Varginha rendeu bons frutos. Depois desse encontro que reuniu lideranças interessadas em uma destinação para o imóvel que está abandonado no centro da cidade, foram colhidas as opiniões dos participantes e confeccionada uma ata que foi apresentada na Curadoria do Patrimônio Público, no Ministério Público, em Belo Horizonte, no início desta semana.

Além disso, foram apresentados outros documentos reunidos pelo vereador e após uma extensa reunião ficou definido o sobrestamento do inquérito que permitia que o Cine Rio Branco fosse destinado apenas para o fim de cinema. De acordo com o vereador Zacarias Piva, essa é uma grande vitória, pois agora libera os proprietários para fazerem negociações pertinentes a um centro empresarial, mantendo, é claro, a estrutura física intacta, uma vez que não houve o tombamento de uso. 
 
"Conseguimos reverter uma situação que fazia com que o imóvel permanecesse como estava, completamente abandonado e sem perspectiva de algo ser realizado ali. Nosso trabalho foi participativo, ouvimos diversas lideranças relacionadas ao assunto e levamos isso até o Ministério Público, que foi sensível ao caso e autorizou que o imóvel, após a avaliação do IEPHA e mantidas as suas características originais, possa ser utilizado para outros fins que não apenas cinema", explica o vereador.

Outra questão definida nessa reunião foi a aprovação, o empenho e o bom senso, por parte da promotora do Patrimônio Público de Varginha, DrªDeyse e da promotoria de Belo Horizonte, do projeto apresentado para a instalação da Lojas Americanas naquele referido imóvel. "Eles foram favoráveis ao projeto, excluindo apenas alguns detalhes,os quais preservam a originalidade do imóvel, não se opondo à possibilidade de ali abrigar um centro empresarial", disse Zacarias.

Na visita a Belo Horizonte, Zacarias estava acompanhado do presidente da Câmara de Varginha, Leonardo Ciacci e do assessor jurídico da Casa, Juliano Comunian. O deputado estadual, Dilzon Melo, encontrou com o grupo de Varginha em Belo Horizonte e também auxiliou nas negociações. Representando o Executivo de Varginha estava o superintendente da Fundação Cultural, professor Francisco Graça de Moura.

Com a resolução desse impasse, a Câmara de Varginha tem cumprido a proposta de realizar uma gestão participativa, levando em consideração a opinião da população e intervindo, dentro de suas limitações, da maneira que pode para solucionar problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...