Pular para o conteúdo principal

ATENÇÃO AOS DEFICIENTES

No próximo sábado, 19, Três Corações receberá a pactuação dos municípios sul mineiros com o Plano Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 10h, no Anfiteatro da EsSA: cerca de 20 prefeitos são aguardados. Ao longo da década passada o Brasil expandiu consideravelmente a rede pública de proteção aos deficientes. Em 2008, com constitucionalização da Convenção Internacional dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, da ONU, os deficientes brasileiros adquiriram direitos e prioridades que as cidades e a sociedade não estavam preparadas para lhes garantir. 
 
Para corrigir o descompasso, em 2011 o Governo Federal lançou o “Viver sem Limite”, uma política pública interministerial criada para executar mais de 7 bilhões de reais em investimentos em soluções para deficientes, nas áreas de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social. O “Viver sem Limite” funciona através de parceria entre o Governo Federal, Estados e Municípios: por exemplo, para receber verbas para aquisição de veículos adaptados para o transporte escolar de deficientes físicos basta à prefeitura submeter projeto em que ela comprometa-se a arcar com os custos operacionais do serviço, e estar pactuada com o “Plano Nacional”.

Pactuação dos municípios é o procedimento do “Plano Nacional” que acontecerá, no próximo sábado, 19, às 10h, no Anfiteatro da EsSA, em Três Corações, em cerimônia oficial. “A partir da pactuação os municípios estarão aptos a buscar soluções para os seus deficientes com apoio do ‘Plano Nacional’, é um momento muito importante para a nossa região”, avalia Dr. Maurício Gadbem, vereador tricordiano e responsável governamental sul mineiro pela agenda.

Cerca de vinte prefeitos são aguardados para o encontro com Luiz Clóvis Guido Ribeiro, diretor de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e com Ronaldo Peres do Amaral, responsável pelo “Viver sem Limite” em Minas Gerais. 
 
Até o momento, mais de uma dezena deles já confirmaram presença; representantes de São Gonçalo do Sapucaí; São Bento Abade; Guaranésia; Munhoz; Lambari; Lavras; Três Corações; São Thomé das Letras; Cambuquira; Carvalhópolis; entre outros, já confirmaram presença.

A cerimônia acontecerá na Terra do Rei Pelé pela força política do grupo aberto “Três Corações sem Degraus”, que reúne representações das principais entidades tricordianas de atenção às necessidades especiais. No dia 24 de agosto passado, o grupo realizou um ato público em que o “Viver sem Limite” foi apresentado a cerca de 10 gestores municipais da região. Graças ao sucesso daquela agenda, a gestão estadual do “Plano” decidiu voltar a Três Corações para fazer a pactuação, o que ainda não tinha data para acontecer.

A cerimônia de pactuação chegou a ter confirmada a presença da ministra dos Direitos Humanos,  Maria do Rosário, e do secretário Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira: infelizmente, problemas de agenda resultaram no cancelamento da visita. Por telefone, Antonio Ferreira comprometeu-se a visitar a região em fase posterior da implantação do “Viver sem Limite”.

De carona na cerimônia de pactuação, o “Três Corações sem Degraus” tentará articular com os representantes governamentais presentes um planejamento estratégico intermunicipal para alavancar a implantação do “Plano Nacional” no Sul de Minas.

Pactuação dos municípios sul mineiros com o “Viver sem Limite”
Data: 19/10/2013 - sábado
Horário: 10h00
Local: Anfiteatro da Escola de Sargento das Armas (EsSA)
Av. Sete de Setembro, 628, centro – Três Corações-MG
Fone: 35-3239-4000

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...