Pular para o conteúdo principal

COLLOR DESTACA IMPORTÂNCIA DA PETROBRAS NO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

A criação da Petrobras, em 1953, no período democrático do governo Getulio Vargas, foi um grande marco na consolidação da política industrial brasileira, com resultados que até hoje se projetam no cenário mundial e refletem na economia do país. O destaque foi feito pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), durante a sessão solene comemorativa aos 60 anos de fundação da empresa Petróleo do Brasil S.A., no Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira.

Ele também fez referência à inovação tecnológica da Petrobras e ao impulso que ela deu à economia brasileira, desde a sua criação, elevando o Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 7% já nos primeiros anos. Hoje, a empresa representa mais de 11% do PIB nacional e continua crescendo. Collor citou como exemplo a Bacia de Santos, que, com 17 poços na camada de sal, acrescentou mais de 300 mil barris diários à produção nacional de petróleo.

Para o senador alagoano, o maior desafio da Petrobras é conseguir, nos próximos 7 anos duplicar a sua produção diária de petróleo, de dois milhões para mais de 4 milhões de barris. “A projeção é de aumentar 110% até 2020. Isso é fantástico, porque a estimativa mundial para o período é de 10%”, disse ele.

Falando em nome da liderança do PTB, Collor destacou a ousadia que teve o então presidente Getulio Vargas em criar Petrobras, dentro de um ambiente favorável estabelecido pelo próprio governo. E falou que essa era a marca de um governo que até hoje inspira os trabalhistas, e que, com a mesma ousadia, estabeleceu em lei, já naquela época, um conjunto de direitos trabalhistas até hoje avançados, defendidos pelo primeiro ministro do Trabalho do Brasil, Lindolfo Collor (seu avô).

Segundo Collor, a era Vargas foi de inovação, marcando um novo tempo nas relações entre o capital e o trabalho; na formação de cadeias produtivas e no controle da produção nacional do petróleo, a partir da criação da Petrobras, uma empresa genuinamente brasileira, que tem uma história de sucesso. “A Petrobras é um patrimônio nacional a ser preservado”, disse o senador.

Ele destacou ainda o incentivo que a estatal dá à cultura e às artes nacionais e sua responsabilidade sócio-ambiental, com um centro de pesquisas que é o maior da América Latina nessa área, e o incentivo a projetos de preservação ambiental.

A sessão, realizada em conjunto entre o Senado e a Câmara Federal, teve início às 11h e contou com a presença de dois ministros de Estado – Edison Lobão, das Minas e Energia (que representou a presidenta Dilma), e Luiza Helena de Bairros, da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros. Além da diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, da presidenta da Petrobras, Graça Foster e de trabalhadores da estatal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...