Pular para o conteúdo principal

FICA 2013 COLORE ITAJUBÁ DURANTE A SUA MAIOR EDIÇÃO



O Festival Itajubense de Cultura e Arte (FICA) 2013, realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, proporcionou que Itajubá, no Sul de Minas, ficasse mais uma vez colorida durante os cinco dias da terceira edição do evento. Ao todo 104 atrações foram apresentadas em 20 lugares diferentes da cidade.

Os novos espaços criados para essa terceira edição fizeram sucesso, a exemplo do espetáculo Decameron que levou grande público para o “Espaço Mulher de Bronze”, largo em frente a entrada do Cemitério Municipal na noite de sexta-feira 13 setembro. A feira na Rua Antonio Braga Filho recebeu a viola de Zé Helder e a Galeria de Artes Visuais e Poéticas “Não Lugar” fez da altura do 1117, da Avenida BPS, um novo espaço de convivência para Itajubá.

O FICA também teve como destaque o espetáculo A Brava, que marcou a abertura oficial do evento, no dia 11de setembro, no Palco Carneiro. Em seguida, foi realizada uma seresta que percorreu as ruas do bairro Morro Chic, com a participação de dezenas de pessoas da comunidade cantando clássicos e declamando poemas de Drummond para as janelas das residências que se abriam ao longo do caminho percorrido. Palcos tradicionais como a Rodoviária e a Rockatória, no bairro da Medicina, mantiveram o sucesso adquirido nas edições anteriores do festival.

A capela do Colégio das Irmãs recebeu um concerto de música erudita, com a Camerata Theóphillos, de Alfenas, cidade do sul de Minas. Simultaneamente, grupos de dança de rua se apresentavam em outro ponto da cidade.

A coordenação do FICA afirmou que “não é fácil eleger qual foi o ponto auge do festival este ano”, e destacou as atrações do Palco Cabaré, na sede social do Clube Itajubense; o espetáculo Borboletas de Sol de Asas Magoadas; a visita do Grupo de Folia de Reis Fulô da Mantiqueira nos lares de idosos da cidade; a apresentação musical do Multisambofônico na Galeria Não Lugar; os teatros de rua na Praça Central (As presepadas de Damião e Sapucaiaços); o reggae da Banda Veja Luz, na Praça Central e as fanfarras e maracatu do tradicional Cortejo, que este ano contou com polvilho colorido e água para contagiar o público.

As oficinas nas escolas e outros espaços do FICA 2013 também fizeram sucesso. Escolas públicas do Bairro Rebourgeon, Jardim das Colinas e Boa Vista contaram com múltiplas atividades e crianças de várias idades aproveitaram bastante as tintas, pincéis e as cores do Ateliê Infantil na Praça Theodomiro Santiago (centro de Itajubá).

A coordenação do mega evento também salientou que a quantidade de artistas itajubenses e da região participantes do FICA aumentou com relação as edições dos anos anteriores. O espetáculo teatral Circo das Realidades, além da imaginação fantástica, a apresentação de Eduardo Gonfer, a exposição fotográfica de Cesar Braga e o show da Banda Tio Charlie são exemplos da participação de artistas itajubenses no festival.

Por fim, a coordenação observou que ainda não fechou o balanço de público que prestigiou as atividades do FICA, mas tem uma estimativa de cerca de 16 mil pessoas que circularam nas diversas atividades do evento.

A Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), por meio da sua Diretoria de Extensão de Cultura e Esporte ressaltou e agradeceu a participação dos apoiadores e da população no decorrer do festival e espera contar com a presença da comunidade nos próximos eventos do Centenário Cultural da Unifei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...