Pular para o conteúdo principal

INATEL E UFLA ENCERRAM ENCONTRO COM DEBATE SOBRE O AGRONEGÓCIO NO BRASIL E NO MUNDO

Professor José Geraldo de Souza, presidente da Finatel; vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela; reitor do IF Sul de Minas, professor Sérgio Pedini e o presidente da empresa Terra Júnior Projetos & Consultorias, Raul de Oliveira Santos
Encerrado a pouco, o 3º e último encontro entre instituições de ensino do Sul de Minas, que desta vez realizado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), discutiu o tema "Inovação no Agronegócio". O evento faz parte das atividades do seminário "Educação e Inovação Tecnológica a Serviço do Desenvolvimento do País", que ocorre no dia 7 de novembro, no Inatel.

O seminário na UFLA, que teve apoio da Univás, Unifei, Unifal-MG e IFSul de Minas e da Empresa Terra Júnior, reuniu profissionais e gestores da educação, representantes do governo e empresários para debater políticas na área de inovação do agronegócio. O objetivo é estabelecer parcerias para o desenvolvimento de tecnologias na região. A solenidade de abertura contou com a participação da vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Sérgio Pedini; do presidente da Fundação Mantenedora do Inatel (Finatel), professor José Geraldo de Souza e do presidente da empresa Terra Jr Projetos & Consultorias, estudante Raul de Oliveira Santos.

Este ano dois eventos já reuniram as instituições de ensino do sul de Minas para discutirem melhorias no setor de Saúde e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que ocorreram, respectivamente, na Univás e na Unifei. O encontro sobre agronegócio promovido na UFLA encerra as atividades preparatórias para o seminário do Inatel que deu origem aos três eventos.

Nestes dois dias de evento, os participantes se integraram por meio de palestras e debates. Com o tema "O Agronegócio e o Desenvolvimento Regional Sustentável", o segundo dia do painel contou com a participação do professor José Geraldo de Souza; professor Manoel Araújo Teixeira, do Departamento de Biologia da Univás; engenheiro Luiz Fernando Ribeiro, presidente da Cooperativa Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí (CooperRita); vice-reitora da Ufla, professora Édila Vilela e do assessor de Inovação e Empreendedorismo da Ufla, professor Wilson Magela Gonçalves.

Durante o último de evento, hoje, o professora Wilson Magela, da Ufla, apresentou o painel "Impactos do Parque Científico e Tecnológico de Lavras no Agronegócio", onde destacou a importância do Parque Tecnológico. Perguntado sobre os desafios do projeto, ele destacou o Aeroporto de Lavras como o principal fator de preocupação para atração de empresas. O grande entrave para que o aeroporto possa receber as linhas aéreas é a quantidade de urubus próximo a cabeceira da pista, em virtude da proximidade dele com o lixão da cidade.

Segundo o presidente da Finatel, professor José Geraldo, a integração entre as instituições de ensino superior públicas e privadas do Sul de Minas é de suma importância para o desenvolvimento da região. Ele destacou ainda que abordar os temas saúde, agronegócio e tecnologia da informação é uma forma de valorizar e incentivar o aperfeiçoamento dos mesmos e os considerou como pilares da Região do Sul de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...