Pular para o conteúdo principal

"MECA DO SUL DE MINAS"

Para a religião islâmica, Meca, na Arábia Saudita, a cidade natal de Maomé, é a cidade prometida para onde todo seguidor da doutrina deve rumar ao menos uma vez na vida. Num sentido mais mundano, Pouso Alegre passou a ser o destino de peregrinos dispostos a investir. É o que afirmou o jornal Estado de Minas na edição de segunda-feira, 21. 
Na reportagem em que repercuti um levantamento da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), que revela como os investimentos no Sul de Minas ajudaram a sustentar os indicadores da indústria mineira, a publicação mais importante do estado afirma que Pouso Alegre é uma das grandes responsáveis pelo resultado. Na matéria, a repórter Marta Vieira sugere para o município a alcunha de "Meca do Sul de Minas", em referência à série de empreendimentos que a cidade atraiu nos últimos anos.

O estudo feito pela FIEMG foi motivado pela desaceleração industrial em Minas. A instituição cruzou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); das exportações medidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Conforme esses indicadores, a FIEMG mapeou ilhas de excelência no estado que, a despeito do fraco desempenho econômico do país, mantêm o dinamismo, em especial, do setor produtivo. Nesse quesito, com a atração de R$ 1,8 bilhão para seu parque industrial nos últimos três anos, Pouso Alegre foi elencada como uma dessas ilhas de excelência. Talvez com os indicadores mais robusto de todos.

É na acentuada geração de empregos formais que fica mais evidente o dinamismo econômico da cidade. Nos primeiros nove meses do ano, o município foi responsável por mais de um terço das 7,5 mil vagas criadas pela região no período. "Os dados são ainda mais animadores se você considerar que das novas vagas criadas na cidade este ano, mais de 80% foram requisitadas para os setores produtivo e de serviços. São setores que geram diqueza e fortalecem a economia", sustenta o prefeito Agnaldo Perugini (PT).

A continuar no ritmo atual, Pouso Alegre pode encerrar 2013 com um recorde histórico na geração de novas vagas. Em 2010, melhor ano para o mercado de trabalho municipal, 3,2 mil novas vagas foram criadas. Até setembro deste ano, a cidade já gerou mais de 2,5 mil empregos formais. "Nesse ritmo podemos chegar em dezembro com até 3,5 mi novas vagas", projeta o secretário de Desenvolvimento Econômico Raphael Prado.

Em marcha contrária ao desaquecimento econômico vivido pelo país, o Sul de Minas figura ao lado de regiões como a Zona da Mata e o Centro-oeste atesta a reportagem. Em comum, a capacidade de manter e gerar empregos explicam a situação das áreas mais dinâmicas do interior de Minas, observa o gerente de Economia e Finanças da Fiemg, Guilherme Veloso Leão. São os casos de Pouso Alegre, meca do Sul de Minas; Divinópolis, no Centro-Oeste; e Juiz de Fora, na Zona da Mata. Ainda de acordo com a reportagem "a reação das indústrias de alimentos, calçados, máquinas e produtos eletrônicos é que tem garantido a performance dessas regiões acima daquelas mais afetadas: o Vale do Aço mineiro e a Grande Belo Horizonte".
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...