Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIA E ARTE DO QUEIJO DO SERRO

O governador Antonio Anastasia participou, na noite do último sábado, 28, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte, do lançamento do livro Arte e Memória do Queijo do Serro - O saber sobre a mesa, de autoria da secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires. Anastasia destacou a importância do trabalho realizado pela autora sobre um dos produtos de maior valor de Minas Gerais.
 
“Ela encontrou, na história do queijo artesanal do Serro, uma possibilidade não só de fazer um registro histórico, mas um registro ao mesmo tempo técnico e gastronômico da história desse produto que tem um valor inestimável para a cultura de Minas Gerais, por entender a trajetória daqueles pioneiros que lançaram a ideia do queijo do Serro, e mais do que isso, fizeram pela culinária, pela tradição e pela história de Minas Gerais, uma grande contribuição”, disse o governador.
 
Editado em formato de livro de arte, de grande porte, e publicada pela editora UFMG, a obra será fonte de pesquisa e de informação, pois combina o trabalho científico realizado pela autora com a pesquisa de campo sobre o ambiente de produção do queijo artesanal mineiro, em suas várias etapas, com rico material iconográfico contendo mapas históricos e documentos de época, sendo também fartamente ilustrado com fotografias do passado e do presente dessa secular atividade rural.
 
A autora ressaltou que a escolha por escrever sobre o queijo do Serro é devido ao fato de ser uma iguaria saborosa e está na mesa de praticamente todos os mineiros, e por ser um queijo importante pela história e por tudo que traz de simbólico para a culinária mineira.
 
“Eu não me proponho a fazer uma ciência do queijo do Serro. A proposta é resgatar o modo de fazer e, por isso mesmo, acho que os leitores vão encontrar uma historiografia paralela, e vão, certamente, encontrar registros de raiz. Meu compromisso como serrana me levou a fazer esse livro e a compartilhar com todos essa sabença lá da Serra do Espinhaço, especialmente lá da região do Serro”, ressaltou Maria Coeli.
 
No posfácio da publicação, assinado pelo governador Antonio Anastasia, há o seguinte comentário: “o leitor, seja profissional da área, seja o curioso, seja o amante das coisas mineiras, encontrará neste volume um rico e precioso material, fruto de pesquisa séria, comprometida e profunda que lhe dispensou a autora”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...