Pular para o conteúdo principal

VEREADORES DERRUBAM VETO A NA LEI SOBRE REMOÇÃO DE VEÍCULOS ABANDONADOS

Os vereadores de Varginha, no Sul de Minas, derrubaram, por unanimidade, o veto do prefeito ao Projeto de Lei nº 27/2013, que dispõe sobre remoção de veículos abandonados em vias públicas. O referido projeto é de autoria do vereador Carlos Costa (PTB) e havia sido vetado pelo Executivo Municipal.

Após ser comunicado o veto ao Legislativo, o Projeto foi encaminhado novamente para a Comissão de Justiça da Câmara Municipal. A referida comissão emitiu parecer contrário ao veto. Sendo assim, o parecer, que era contrário ao veto do prefeito, foi colocado em votação, aprovado por unanimidade, promulgado e encaminhado para publicação.

Assim que publicada, a Lei entra em vigor e a partir daí, os proprietários de veículos que estiverem em condições de abandono serão notificados e se no prazo de cinco dias não se adeque à Lei, o veículo será removido para o pátio credenciado.

De acordo com o vereador Carlos Costa, a criação dessa lei visa resolver várias situações envolvidas nessa questão. "Ao retirar esses carros, caminhonetes, caminhões e outros tipos de veículos abandonados retiramos do meio das ruas algo que serve como abrigo para assaltantes, retiramos um local para consumo de drogas e, principalmente, um objeto que abriga criadouros do mosquito da Dengue. Resolvemos diversos problemas colocando essa lei em prática", ressalta o vereador.

O texto da Lei descreve como veículo abandonado:
I - Aquele que se encontrar estacionado em via pública por mais de 30 dias consecutivos;
II - Aquele que, por tempo superior a 48 horas, estiver em via pública com sinais exteriores de abandono ou impossibilitado de se deslocar com segurança por seus próprios meios;
III - As carcaças de veículos, com falta de uma ou mais rodas ou pneus, vidros quebrados, portas abertas ou destravadas, falta de placa, sinais de incêndio, sinais de depredação ou destruição, chassis e outras partes.

O texto da Lei nº 27/2013 ainda prevê que o responsável pela infração, se reincidente, sofrerá penalidade em dobro e que para que ela seja cumprida, o Chefe do Poder Executivo Municipal poderá celebrar convênio com o Detran – Departamento de Trânsito de Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...