Pular para o conteúdo principal

AEROPORTO DE CARGAS

A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, intensificou a articulação política junto aos órgãos nacionais de Aviação Civil para liberar a construção de um aeroporto internacional de cargas na cidade. O prefeito Agnaldo Perugini (PT) e o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) ampliaram suas agendas em Brasília para tratar do tema. Nas últimas semanas, estiveram reunidos com o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, e técnicos das duas pastas.

Para conseguir o sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da SAC, o município precisava apresentar o projeto de construção do aeroporto, conforme as especificações técnicas dos órgãos – o que foi feito pela empresa responsável pelo empreendimento, e criar, por meio de lei municipal, uma zona aeroportuária. As exigências foram atendidas. Agora, o município aguarda apenas a avaliação final dos órgãos para obter a liberação.

No encontro com Moreira Franco e técnicos da SAC, os políticos obtiveram indicações de que o processo de liberação está bem encaminhado. “Foram encontros bastante positivos. É um processo detalhista por se tratar de um investimento que envolve temas complexos. Mas as indicações que tivemos dos técnicos e do ministro é que o processo de liberação caminha muito bem”, conta o prefeito Agnaldo Perugini. A expectativa é que a liberação dos órgãos de aviação civil saia ainda este ano.

Aeroporto internacional de cargas

 Se aprovado pela ANAC e SAC, o aeroporto de cargas de Pouso Alegre deve figurar na lista dos primeiros empreendimentos do setor com capital inteiramente privado. Apresentado pela empresa B. Square em fevereiro deste ano para a Prefeitura, o aeródromo deve ocupar 4 milhões de metros quadrados, às margens da BR-381 (Fernão Dias). A área fica no bairro Curralinho, na zona rural do município. Pelo projeto, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas.

A pista de pouso terá três quilômetros e 45 metros de largura. Dimensões que lhe dão capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões e uma área de manutenção mecânica.

A empresa que pretende levar à frente o projeto possui uma larga experiência no ramo. A B. Square foi responsável pela construção de aeroportos ao redor do Globo como o de Dubai e de Miami. Está nos planos da empresa ainda a construção de um condomínio logístico. As empresas ali instaladas poderiam aproveitar o terminal para distribuir cargas para outros estados e países.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...