Pular para o conteúdo principal

ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL DA FEDERAL DE JUIZ DE FORA GANHAM CONCURSO DE PONTOS

Pontes devem aguentar até 7kg
“A ponte, o erro” ganhou o prêmio de primeira colocada geral da IX Olimpíada da Engenharia que integra a XXXVI Semana de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que começou na última segunda-feira, dia 4, e terminou na sexta, 8, propiciou a oportunidade a estudantes de Engenharia e Arquitetura da UFJF e a alunos do Colégio de Aplicação João XXIII de aplicarem seus conhecimentos.

O concurso de pontes de papel é organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil e aconteceu na última quarta-feira, 6, no Anfiteatro Christiano Degwert. Vinte e seis equipes participaram da Olimpíada. “Esse ano nós temos a maioria das equipes formada por alunos da (Engenharia) Civil, mas também temos estudantes das engenharias Ambiental, Mecânica, Computacional e da Arquitetura. E também temos alunos do João XXIII, que vieram de um concurso de pontes que fizemos lá no primeiro semestre”, afirma a integrante do PET Civil, Júlia Mendes.

A Olimpíada da Engenharia acontece desde 2005 e já teve edições com pontes construídas de palitos de picolé e macarrão cru. Segundo a professora de mecânica Michele Farage, o objetivo do concurso é permitir que os estudantes apliquem seus conhecimentos na elaboração e na construção dos projetos. “O principal propósito é permitir aos alunos a aplicação prática de alguns conceitos básicos de disciplinas relacionadas à mecânica em um projeto em equipe. A ideia é que eles consigam desenvolver, do início ao fim, um projeto semelhante ao de engenharia, mas de maneira simplificada.”

Os projetos ficaram expostos no saguão do Anfiteatro Christiano Degwert desde as 9h e, na parte da tarde, passaram pelo teste de resistência. Todas as pontes são feitas de papel e cola branca e têm que suportar o peso mínimo de 3,5kg. Os principais critérios para avaliação são eficiência estrutural e exatidão de projeto, além da estética, que entra como critério de desempate. “Não vence apenas a ponte que suporta mais peso. 
 
No quesito eficiência estrutural, é observado o tanto que a ponte aguenta, dividido pelo peso dela. As pontes geralmente têm entre 60g e 100g, então é bem legal, porque um ponte que aguenta 6kg e pesa 60g, aguenta cem vezes o peso dela. O outro critério de avaliação é a exatidão de projeto. As pontes são dimensionadas para aguentar 7kg. Quando os alunos fazem o projeto, calculam a exatidão da carga suportada pela ponte, tendo 7kg como o ideal. O projeto que chegar mais perto desse número soma mais pontos”, explica Júlia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...