Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DETERMINA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA PSF DE CAMPO BELO

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça determinou a realização de concurso público para o Programa de Saúde da Família (PSF) de Campo Belo, cidade do Centro-Oeste de Minas. O pedido foi feito em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela 3.ª Promotoria de Justiça de Campo Belo.

De acordo com o promotor de Justiça Cleber Augusto do Nascimento, o concurso público é necessário para corrigir a ilegalidade das contratações dos profissionais do PSF, em desacordo com a Constituição Federal há mais de 10 anos.

O promotor de Justiça explica que, como o acórdão já transitou em julgado, a Promotoria já se manifestou para que o juiz da 1.ª Vara Cível dê cumprimento à sentença, intimando o município a apresentar à Câmara Municipal, no prazo de 45 dias, projeto de lei para a criação dos cargos efetivos necessários para o regular funcionamento das unidades do PSF (médicos, dentistas, enfermeiros e os respectivos auxiliares). Criando os cargos, o município terá 90 dias para realizar o concurso público e, 180 dias após a publicação do edital, deverá homologar o resultado final, com nomeação dos aprovados no prazo de 15 dias.

Quanto aos agentes comunitários de saúde, o município de Campo Belo deverá adequar o regime jurídico das contratações, conforme previsto no artigo 16 da Lei n.º 11.350/06, realizando novo processo seletivo em seis meses.

A sentença determina que o município não contrate profissionais para o PSF sem concurso público ou de forma terceirizada, salvo em caso de necessidade temporária de excepcional interesse público, situação que deve perdurar tão somente até a nomeação dos aprovados no concurso. A decisão também proíbe o município de efetuar contratações temporárias para os agentes comunitários de saúde, tendo em vista a inconstitucionalidade nos artigos 5.º e 6.º da Lei municipal n.º 2.388/02, reconhecida incidentalmente.

A Promotoria de Justiça de Campo Belo ajuizou outras ações, visando à realização de concurso público para preenchimento de vagas dos Programas Federais de Saúde e Assistência Social, bem como para regularização de cargos comissionados (chefia, direção e assessoramento de livre nomeação pelo chefe do Executivo). 
 
Segundo o promotor de Justiça, no município há muitos cargos que deveriam ser preenchidos pela via do concurso público e são objetos de nomeação a título comissionado. Entre esses casos, Cleber Nascimento destaca o ajuizamento de ação específica para o cargo de procurador jurídico, com prolação de sentenças em 1º grau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...