Pular para o conteúdo principal

LAVRAS VAI CONTAR COM 12 NOVAS CÂMERAS DE MONITORAMENTO A PARTIR DE DEZEMBRO

Mais policiais, viaturas e novas vagas para o sistema prisional serão destinados para a 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O anúncio foi feito na tarde da última quinta-feira, 14, durante uma reunião da cúpula do sistema de Defesa Social em Varginha, no Sul de Minas, com representantes da Justiça, do Ministério Público e do Poder Executivo. O objetivo foi traçar estratégias de prevenção à criminalidade a nível local.

Uma delas é a contratação de 55 servidores civis, que permitirá a liberação do mesmo número de policiais militares para as ruas somente na 6ª Região. “Eles poderão atuar na prevenção e na repressão à criminalidade, deixando de lado o serviço burocrático e administrativo de que atualmente se ocupam”, explica o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, destaca que, em todo o Estado, serão 1.300 servidores civis: “As contratações serão feitas até o final de janeiro de 2014”. Ele também lembra que o efetivo ainda será reforçado com a realização de concurso público para policiais militares com 1.700 vagas.

A Polícia Civil também receberá reforço com a entrada em exercício de 120 médicos legistas e 95 peritos, em todo o Estado, já aprovados em concurso. Com uma verba de mais de meio milhão de reais, as delegacias de Lavras, Perdões e Campo Belo serão reformadas. Além desses investimentos, mais de 50 viaturas irão para a 6ª RISP. “Esses veículos renovarão a frota”, ressalta a chefe adjunta da instituição, delegada geral Maria de Lurdes Camilli. Escuta telefônicas, notebooks, tablets e impressoras, entre outros equipamentos, também serão distribuídos na região.

A construção de um novo presídio em Lavras irá criar mais 380 novas vagas para o sistema prisional somente na 6ª Risp. Ao todo, serão 1.700 em todo o Sul de Minas, o que possibilitará a desativação de diversas cadeias públicas que ainda estão sob a gestão da Polícia Civil.

Ainda serão instaladas 12 novas câmeras de monitoramento, já no próximo mês, em Lavras. O objetivo é coibir o roubo e o roubo à mão armada. Estudos mostram que, nas áreas onde o sistema foi implementado, houve uma redução da criminalidade de 30% a 40%, aumentando a sensação de segurança entre a população.

O deputado estadual Ulysses Gomes comemorou a notícia, já que as novas unidades devem resultar em 1,7 mil vagas para detentos na região. “Porém, não podemos esquecer de que, mais que construir presídios, é fundamental investirmos na segurança pública, já que a criminalidade tem aumentado em várias cidades da nossa região”, afirmou o deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...