Pular para o conteúdo principal

PREFEITO VETA PROJETO POLÊMICO EM ALFENAS

O prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, Maurílio Peloso (PDT) vetou o Projeto de Lei nº 36/2013 que autoriza a concessão de um dia de folga ao servidor público municipal no dia de seu aniversário, de autoria conjunta dos vereadores Evanilson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) e Vagner Tarcísio de Morais (Guinho/PT). O veto deu entrada para análise na Câmara no último dia 4 de novembro.

A proposta foi vetada porque, segundo o chefe do Executivo, é vedado ao poder legislativo a iniciativa de projetos de lei de competência exclusiva do prefeito, o que gera uma inconstitucionalidade formal.

O projeto de lei foi aprovado pela Câmara no final de setembro. Na época recebeu três votos contrários. Em seu parecer, a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCJLRF) já havia solicitado a rejeição da proposta. 
 
De acordo com o presidente da CCJRF, Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson/PROS), além da questão da constitucionalidade, a comissão entendeu que a proposta poderia atrapalhar o serviço prestado à população. Citou os alunos que ficariam sem aula no dia do aniversário do professor, ou até mesmo os pacientes sem a consulta se o médico folgasse na data. Segundo ele, o servidor deveria ser valorizado de outra forma. Da mesma opinião foi o relator da Comissão, Elder José Martins (PROS). Para ele, a aprovação do projeto iria interferir no funcionamento da Prefeitura.

Já os autores do projeto, Vagner Morais (Guinho/PT) e Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS), ressaltaram a valorização dos servidores se o projeto for colocado em prática. A maioria do plenário derrubou o veto e o projeto seguiu tramitação normal. Sendo assim, o vereador Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB) apresentou uma emenda determinando que se coincidir o aniversário de dois ou mais funcionários em um dia fica a cargo do chefe do setor conceder a folga em dias alternados.

Tanto a emenda do vereador Batata como o projeto receberam oito fotos favoráveis e três contrários dos vereadores Padre Waldemilson, Elder e Hesse Luiz Pereira (PMDB). O secretário da CCLJRF, José Carlos de Morais (Vardemá/PT), assinou o parecer, mas voltou atrás durante a votação sendo favorável à proposta.

O veto total ao projeto foi encaminhado para as comissões permanentes da Casa Legislativa antes de voltar ao plenário para ser votado. Para derrubá-lo são necessários oito votos, correspondente a dois terços do total de vereadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...