Pular para o conteúdo principal

UNIFEI INAUGURA CENTRO DE EXCELÊNCIA EM REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES


O reitor Dagoberto de Almeida, entre as autoridades, abre a solenidade
A placa inaugural do CERIn é descerrada pelas autoridades
O novo Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes da Unifei

A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo, sendo essencial para o desenvolvimento social e econômico dos países. Neste nicho de mercado em franca expansão, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) inaugurou o Centro de Excelência em Redes Elétricas Inteligentes (CERIn), cujo evento fez parte das comemorações do centenário da instituição.

O Centro tem como objetivo promover o desenvolvimento de tecnologias em redes elétricas inteligentes com inovação científica, pesquisa e planejamento na geração, transmissão e distribuição de eletricidade. O CERIn está orçado em R$4.553 milhões com recursos oriundos da Cemig, Eletrobrás, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Fapemig e recursos próprios.

O CERIn é fruto de anos de trabalho dos professores e pesquisadores do GQEE(Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica ), do ISEE(Instituto de Sistemas Elétricos e Energia) da Unifei. O grupo atua na melhoria da qualidade do produto ‘energia elétrica’ e na necessidade de redes elétricas mais eficientes, confiáveis, dinâmicas, seguras e integradas ao meio ambiente. Esse conceito leva ao termo Smart Grid ou redes elétricas inteligentes.

A cerimônia de inauguração do Centro contou com a participação de professores, pesquisadores, alunos e autoridades. Além, do secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana do Estado de Minas Gerais, Bilac Pinto; do secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, professor Evaldo Vilela, representando o governador, Antonio Anastasia, e do gerente de Gestão Tecnológica da Cemig, Jaelton Avellar Fernandino.

Também participaram o diretor do CNPq, Guilherme Sales Melo; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, professor José Policarpo Gonçalves de Abreu; o prefeito de Itajubá Rodrigo Riera; o coordenador do CERIn, professor Paulo Márcio da Silveira e o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida.

Para o professor Evaldo Vilela, “a Unifei tem a capacidade de participar do desenvolvimento não apenas nacional, como mundial, sempre com uma trajetória de êxito. Com o Centro queremos ver a instituição participando cada vez mais do desenvolvimento do país”.

De acordo com o reitor Dagoberto, o Centro “mostra que a nossa história é produto de uma vanguarda, de uma ousadia em que nossa instituição está pronta para o próximo centenário, estamos sempre nos reinventando. Este evento faz parte desta comemoração. O que acontece aqui não vem do nada, é produto do esforço de pessoas que colocam os objetivos da Universidade e do país acima dos seus próprios objetivos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...