Pular para o conteúdo principal

APOSENTADOS, VIÚVAS E DEFICIENTES TERÃO REDUÇÃO NO IPTU EM PASSOS

A Prefeitura de Passos, no Sul de Minas, está convocando os aposentados, pensionistas, viúvas e portadores de deficiência física, que ganham até um e meio salário mínimo por mês, para se cadastrar na alíquota diferenciada que dá desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O cadastramento será realizado entre os dias 9 e 20 de dezembro na agência de atendimento da Prefeitura, em horário exclusivo para os beneficiários, das 7h às 11h.

O benefício está previsto na nova lei do IPTU, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Ataíde Vilela, para corrigir a planta genérica de valores imobiliários e as distorções causadas pelos preços defasados dos imóveis. Com o cadastramento dos contribuintes que poderão ser beneficiados, a Secretaria Municipal de Fazenda começa a planejar o cálculo do imposto para o ano de 2014.

“A nova lei do IPTU foi uma necessidade que não havia mais como ser adiada. A Prefeitura quebraria. Todavia, procuramos fazer o máximo de justiça social possível para aqueles com maiores dificuldades de pagamento, que são os aposentados, pensionistas, viúvas e portadores de deficiências de baixa renda. E, ainda as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e ruas sem pavimentação”, explica o secretário municipal de Fazenda, Norival Barbosa.

De acordo com o técnico do Cadastro de Técnico do Departamento de Rendas da secretaria, Waldemar Ribeiro Júnior, os aposentados e pensionistas, as viúvas e os deficientes físicos irão pagar a alíquota diferenciada de 0,25%, ou seja, a metade do valor, caso tenham renda máxima de um e meio salário mínimo por mês. “E não pode constar no nome desse contribuinte nenhum outro bem imóvel”, frisa o técnico.

Quem se enquadrar nessas condições deve procurar a agência de atendimento da administração municipal, no térreo da Prefeitura, no período de 9 a 20 de dezembro, das 7 às 11h, para fazer o cadastro e garantir assim o desconto de 50%. O interessado terá que apresentar a seguinte documentação: carnê do IPTU 2013 (mesmo que não esteja quitado), comprovante de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou extrato bancário do benefício, e um documento de identidade com foto.

Os moradores das ZEIS e em ruas sem pavimentação também irão pagar IPTU com alíquota de 0,25%, mas não precisam procurar a Prefeitura. O imposto será calculado automaticamente com a alíquota diferenciada.

Outro incentivo previsto na lei é para os contribuintes que terminarem o ano sem dívida com o IPTU. Eles terão 5% de desconto no imposto de 2014. “Esses 5% não são aqueles para pagamento em cota única, não. É além deles”, disse Waldemar Júnior. “Trata-se de uma bonificação para o bom pagador, aquele que terminar o ano sem dívida com o Município”, acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...