Pular para o conteúdo principal

MISS PRISIONAL

A detenta Gisele Rodrigues de Souza, de 23 anos, que cumpre pena no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (Piep), em Belo Horizonte, foi a vencedora do primeiro concurso de Miss Prisional realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) em Minas Gerais. Quinze detentas de cinco unidades prisionais da Região Metropolitana disputaram o título no evento que aconteceu na última terça-feira, 10, no pátio da Piep. 

Elas foram avaliadas por oito jurados nos quesitos beleza, simpatia, postura, desenvoltura, rosto e corpo. Entre os avaliadores, pessoas que sabiam muito bem do que estavam falando, como o estilista Ronaldo Fraga e a miss Minas Gerais 2013, Janaína Barcelos. “Essa avaliação, em um primeiro momento, é para escolher a mais bonita. Mas qual é o critério de beleza? De acordo com o meu conceito de beleza eu sempre escolho quem tem personalidade”, explica o renomado estilista mineiro. 

Além deles, também fizeram parte do júri a defensora pública geral do Estado de Minas Gerais, Andrea Abritta Garzon, a colunista de moda e escritora, Cris Guerra, a jornalista de moda Cris Carneiro, o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-MG, Adilson Rocha, o superintendente de Atendimento ao Preso da Seds, Helil Bruzadelli, e o vereador e diretor institucional da OAB, Joel Moreira. 

As detentas que participaram do concurso foram pré-selecionadas em desfiles realizados nas unidades prisionais. Elas entraram na passarela por duas vezes, em uma delas vestindo traje casual e, na outra, vestido de gala. Gisele Rodrigues, que arrebatou o primeiro lugar, ganhou um ensaio fotográfico com direito a um book com 20 fotos e vários brindes.
Também foram premiadas as presas Sara Maria de Souza, pelo segundo lugar, Laíssa Assunção, que ficou em terceiro, e Luciana Stanziola, que foi eleita Miss Simpatia entre as próprias colegas. “Eu superei os meus objetivos e vejo que, se fui capaz disso, sou capaz de muitas outras coisas. Tenho que pagar pelo que fiz, mas vou sair firme e mudar de vida”, comemora a Miss Prisional 2013. 

Autoestima 
Para o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira, a iniciativa do desfile soma-se a outras realizadas pelo sistema prisional mineiro com o objetivo de humanizar o cumprimento da pena e contribuir para o processo de ressocialização. 

As participantes aprovaram a iniciativa e demonstraram grande alegria em participar do concurso. “É muito bom estar maquiada, depois de nove meses sem usar nada”, conta a detenta Paloma Guelber Diezete, que cumpre pena no Presídio de São Joaquim de Bicas II. 

Ronaldo Fraga apoia a iniciativa, que é simples e pode causar grande impacto. “Se tem uma coisa que pode estimular alguém para a mudança é a autoestima. A autoestima muda não só a pessoa, ela pode mudar o mundo”, afirma.

A produção das candidatas, as roupas que elas utilizaram e a montagem do espaço foram fornecidas por parceiros do sistema prisional mineiro. A previsão é que, no ano que vem, aconteça novamente o concurso, dessa vez com participação de todas as unidades prisionais de Minas Gerais. Hoje há cerca de 2.500 detentas cumprindo pena no Estado.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...