Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DESENVOLVEM PROJETOS INOVADORES NA ÁREA DE SAÚDE

O Quantificador de Microorganismos, aparelho que detecta contaminações em até 4 horas, é uma das pesquisas de destaque
Prof. Dr. Francisco Costa e equipe de alunos que desenvolveu o quantificador de microorganismosHá um ano e meio, o Laboratório de Bioquímica, Anatomia e Fisiologia do Inatel tem proporcionado aos alunos da instituição um ambiente adequado para colocar em prática os aprendizados adquiridos no curso de Engenharia Biomédica. Atualmente, quatro projetos estão em desenvolvimento no laboratório, sob orientação do professor Francisco Eduardo de Carvalho Costa.

O destaque é o Quantificador de Microorganismos, equipamento que detecta e quantifica em até 4 horas a presença de microorganismos em determinado ambiente, por meio de raios infravermelhos. O aparelho pode ser usado em ambientes hospitalares, laboratoriais ou ainda em indústrias alimentícias para verificar a existência ou não de contaminações.

O projeto, conduzido pelos alunos Filipe Loyola, Bruna Tavares, Joyce Alvarenga de Faria e Priscila Lemos Kallás, recebeu em 2012 o Prêmio Fapemig de Inovação Tecnológica fornecido durante a Feira Tecnológica do Inatel. "Este ano, incrementamos o projeto. Melhoramos o display e adicionamos conectividade para poder baixar os dados em um computador ou uma impressora", conta Filipe.

Quantificador de MicroorganismosSegundo o professor Francisco, o diferencial do projeto é que, por ser um equipamento portátil, ele pode ser muito prático para fazer uma triagem inicial em exames de pacientes em um hospital ou identificar a qualidade de um produto. "Hoje em dia, esse tipo de análise é feita somente em laboratório e, além de ser necessário transportar uma amostra até o local, os resultados levam cerca de uma semana para ficarem prontos", explica.
Em 2014, a pretensão dos alunos é dar andamento às pesquisas com o intuito de aumentar a sensibilidade do aparelho, para que ele possa distinguir entre os diferentes grupos de microorganismos (fungos, leveduras, bactérias). Os estudantes também planejam concluir o processo de patenteamento do produto que foi iniciado este ano.

Mais pesquisas
Outro projeto desenvolvido no laboratório visa a criação de um curativo biodegradável feito a partir de um substrato do bagaço de cana. A pesquisa está sendo realizada em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), que disponibilizou sua coleção de leveduras para estudo. "A vantagem desse curativo é que ele funciona como uma pele sintética, que permite trocas gasosas, não causa rejeição e possibilita uma cicatrização uniforme", destaca o professor Francisco.

O laboratório conta ainda com pesquisas voltadas para a identificação dos microorganismos existentes em condicionadores de ar, com o intuito de mostrar a importância da limpeza desses equipamentos em ambientes como hospitais e clínicas, e também para identificação dos processos mais eficazes para a lavagem de utensílios de laboratório, como tubos de ensaio e vidrarias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...