Pular para o conteúdo principal

VARGINHA TERÁ PROJETO PIONEIRO DE INCLUSÃO DE PESSOAS NO MERCADO DE TRABALHO

Varginha, no Sul de Minas, será uma das primeiras cidades da região a sediar um projeto de capacitação de pessoas com deficiência para o ingresso no mercado de trabalho. A iniciativa integra o projeto “Unis Diversidade” e visa formar um banco de talentos para o município. O curso será oferecido gratuitamente pelo Grupo Educacional Unis e as inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de janeiro.

De acordo com a responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da instituição, Carla Oliveira Lopes, serão disponibilizadas 20 vagas. “Os alunos que se destacarem nas oficinas serão contratados pelo Grupo Unis. Os demais participantes também serão beneficiados já que os que não forem absorvidos pela instituição serão indicados aos nossos parceiros”.

Carla afirma ainda que devido às leis trabalhistas existe uma demanda cada vez maior por pessoas com deficiência no mercado. “Muitas vezes essas pessoas estão em casa ou começam a trabalhar e param por falta de qualificação suficiente”, completa.

Portador de Retinose Pigmentar, doença degenerativa que limita a visão a menos de 5%, o jovem Adam Brandão Papini é colaborador do Grupo Unis há seis anos e será o porta voz do projeto já que é um grande exemplo de superação. “É uma iniciativa muito boa. As pessoas com deficiência também precisam correr atrás dos seus objetivos e não ficar só dando vazão às dificuldades. Deficiente é a pessoa que faz das limitações o motivo do seu fracasso”, enfatiza.

As aulas terão início no mês de março e seguirão até o mês de dezembro. Ao todo serão oito módulos: Autoconhecimento e Gestão de Carreira, Comunicação, Empreendedorismo, Finanças Corporativas, Atendimento ao Público, Gestão de Projetos, Trabalho em Equipe e Criatividade, realizados uma vez ao mês.

O curso será realizado no Campus I, localizado à Rua Cel. José Alves, 256 Vila Pinto. Não haverá nenhum custo aos participantes que receberão ainda material didático para as oficinas e alimentação. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro no site unisdiversidade.unis.edu.br. A idade mínima para participar do projeto é de 16 anos.

História
A carreira profissional de Adam no Grupo Unis teve início no setor de telefonia da instituição. Hoje ele trabalha na coordenação do departamento de Call Center. Neste período se graduou em Administração com ênfase em Comércio Exterior no Grupo Unis e se destacou como melhor aluno da turma; sendo premiado com uma bolsa de pós-graduação em MBA e Finanças. “Todos são capazes, não adianta ficar se lamentando. Tem coisas que não tem jeito de mudar. Na verdade precisamos buscar ferramentas para minimizar os problemas e equiparar as oportunidades com os demais profissionais. Se uma pessoa normal mata um leão por dia, uma pessoa com deficiência mata dois. Hoje me considero uma pessoa muito feliz. Tem dias que esqueço que não enxergo”, finaliza.

Laboratório acessível
O Grupo Unis já desenvolve um projeto de capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho no Centro Universitário do Sul de Minas. Em agosto do ano passado foi inaugurado o primeiro Laboratório Acessível de Varginha em parceria com Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Codeva) e Prefeitura Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...