Pular para o conteúdo principal

MELHORIAS NO TRANSPORTE COLETIVO

Visando proporcionar mais conforto, segurança e agilidade para os usuários e operadores do transporte coletivo, a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), implanta medidas que aumentarão a eficiência do transporte coletivo. As ações tiveram início na região sudeste, nos bairros Santa Rosa, Dona Rosa, Padre Eustáquio, Sagrada Família, Davanuze, Ponte Funda, Nações, dentre outros, com redimensionamentos dos pontos de parada e readequações dos itinerários. Posteriormente, as demais regiões receberão melhorias.

O projeto de redimensionamento dos pontos de parada aumentará a velocidade do transporte coletivo, com consequente melhora do atendimento no cumprimento dos horários, além de permitir o tempo de parada para os operadores (motoristas e trocadores). 

De acordo com o diretor de Trânsito, Afonso Salgado dos Santos, as alterações seguirão alguns critérios. “Os pontos de parada serão definidos com a distância de 400 metros entre um e outro. Em alguns locais, em 200 metros há três pontos de ônibus. Com os redimensionamentos, os moradores que moram entre um ponto e outro irão percorrer aproximadamente dois quarteirões e meio. É uma distância razoável, pois Divinópolis possui um excesso de pontos de parada”, explicou Afonso.

Também estão sendo feitas as readequações dos itinerários com objetivo de aumentar a velocidade média do transporte coletivo. “Existem linhas em que o veículo trafega em zigue-zague, ou seja, circula em várias ruas na mesma região, sem justificativa. Com as readequações, será possível oferecer uma melhora na velocidade do ônibus. 

Atualmente, a velocidade média é de 14 a 18 quilômetros por hora. O ideal é que o transporte coletivo possa trafegar em até 25 quilômetros por hora. Com o aumento da velocidade, o veículo poderá fazer mais viagens no itinerário ou menos ônibus para fazer o percurso. Essas mudanças significam eficiência, qualidade e menos custo no transporte coletivo de Divinópolis”, pontua o diretor.

As medidas serão implantadas em toda a cidade, com a observação de algumas peculiaridades. Em alguns locais, por exemplo, existe convergência de linhas e há mais de um ponto, e não poderão ser feitas as correções, porque é encontro de três linhas que convergem para lados opostos.

Orientações aos usuários
Todos os ônibus na região aonde serão feitas as alterações irão trafegar com um cartaz explicando sobre as mudanças dos locais de parada. No dia da implantação, um veículo da Settrans passará nos pontos avisando sobre as mudanças. Além disso, os motoristas estão instruídos a parar nos pontos que estão desativados quando houver passageiros. O usuário irá embarcar e será alertado pelo motorista de que o ponto foi desativo e remanejado para outro local.

A Settrans esclarece que se algum local que recebeu as mudanças não obtiver resultado satisfatório será reavaliado e corrigido. Mais informações pelo telefone (37)3222-1102.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...