Pular para o conteúdo principal

EMPREENDEDORISMO DE ALTO IMPACTO


Participantes do Startup Weekend serão desafiados a criarem uma empresa em apenas 54 horas
"Eu criei uma empresa em 54 horas. E você? O que fez no seu último final de semana?" Este é o lema do Startup Weekend Inatel, que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de abril no campus do Instituto. O evento incentivado pelo Google é promovido em todo o mundo e objetiva que empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas se juntem para criarem empresas de alto impacto - startups, em apenas um fim de semana.

As inscrições para o evento estão abertas até o dia 4 de abril e podem ser realizadas pelo site http://inatel.startupweekend.org

O Startup Weekend incentiva principalmente a criatividade e inovação dos participantes, que desde o início do evento, na sexta-feira à noite, dia 11 de abrir, deverão compartilhar suas ideias empreendedoras e convencer outros participantes a se juntarem a uma equipe que vai trabalhar na ideia e transformá-la em uma startup.

Competição de startups
Com a equipe formada, os participantes devem montar um plano de negócios, comprovar as demandas dos serviços ou produtos oferecidos pelo empreendimento, idealizar o nome da empresa, entre outras características, e apresentar a startup no domingo, dia 13, a jurados que escolherão o empreendimento com maior possibilidade de se tornar um empreendimento de alto impacto.

Todo este trabalho deve ser feito durante o sábado e domingo apenas. Para auxiliar nas atividades, os empreendedores têm consultoria de profissionais com grande experiência na criação e planejamento de startups de sucesso.

De acordo com o engenheiro Alex Lemos da Silva, um dos organizadores do evento, o Startup Weekend Inatel vem de encontro ao ambiente empreendedor, que o Instituto proporciona aos alunos. "O SW Inatel será um balizador para a criação de um Vale bastante semelhante ao que é visto no Vale do Silício, dos Estados Unidos. O Inatel, em conjunto com todas as instituições de ensino da região, formará um importante alicerce para esse 'novo' ambiente de empreendedorismo de alto impacto", comenta.

Mentores
Alguns experientes mentores já estão confirmados para o Startup Weekend Inatel. Entre eles, Gustavo Brun Goldschmidt e Pedro Concli Loureiro, respectivamente, CEO e Líder de Design do Superplayer, e também Samir Iásbeck e Gian Menezes sócios da Startup Qranio.

Outros mentores com cases de sucesso em empreendedorismo de alto impacto também já confirmaram presença no evento, como o CEO do site WeDoLogos, Gustavo Mota, a consultora e fundadora do UpaLupa (Fábrica de Startups), Lígia Dutra Zeppelini, o publicitário Victor Lymberopoulos, fundador do Mídia Publicitária, considerado o melhor blog de comunicação do país, entre outros. "Um dos principais destaques do SW Inatel será o excelente time de mentores!", afirma Alex.

Mais informações e a lista completa de mentores podem ser visualizadas no site do evento, ou pela fan page www.fb.com/SWInatel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...