Pular para o conteúdo principal

AGRICULTORES DE 50 CIDADES SE MOBILIZAM NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA ENFRENTAR A SECA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Três Corações, no Sul de Minas, promoveu no último dia 12, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião com os produtores rurais da cidade e região, quando foi apresentado o resultado das reivindicações elaboradas no encontro anterior, realizado no dia 5 de fevereiro, buscando alternativas para diminuir os prejuízos provocados pela estiagem.

Abrindo a reunião, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Regina Célia Valadão Moysés saudou os presentes e a finalidade do encontro. Em seguida, o prefeito Cláudio Pereira ocupou a tribuna, afirmando que Três Corações deu um grande exemplo de regionalização, organizando um encontro que buscou discutir opções para que os agricultores da região encontrem formas que possam minimizar seus prejuízos, provocados pelo longo período sem chuvas, o maior em 43 anos.

A representante do governador Antonio Anastasia, Margot Piole, afirmou que o governo mineiro está atento às revindicações, buscando soluções viáveis voltadas para os produtores rurais. Também presente, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, líder da bancada ruralista na Assembleia Mineira, traçou um painel pessimista sobre a estiagem, que ao que tudo indica deverá persistir nos próximos meses, acarretando prejuízos ainda maiores ao setor agropecuário.

O secretário de agricultura Nelson Delú ressaltou que o destaque nessas duas reuniões foi a “mobilização” dos agricultores de Três Corações e região, visto que no encontro de ontem estiveram presentes representantes de 52 municípios do Sul de Minas.

Na reunião foram apresentados os principais resultados das reivindicações apresentadas em Belo Horizonte, junto à EMATER, Subsecretaria de Estado da Receita e Superintendência Regional do Banco do Brasil. Dentre essas reivindicações incluem-se a elaboração de um laudo grupal de renda de safra, a disponibilidade de técnicos da EMATER e EPAMIG para orientar os produtores rurais da região, além de estudos por parte da Receita Estadual que possam refletir uma melhor remuneração aos nossos agropecuaristas.

Nelson Delú afirmou que o município de Três Corações, graças ao empenho do prefeito Cláudio Pereira, tem sido uma referência regional na busca de soluções que possam amenizar os prejuízos causados a toda a sociedade, em decorrência do longo período de estiagem que afeta toda a nossa região. “Diversas cidades circunvizinhas tem procurado nossa Secretaria de Agricultura e Pecuária, na busca de orientações de como proceder nesse momento tão difícil para o setor agropecuário”, disse Nelson Delú.

O encontro reuniu prefeitos, vereadores e secretários de agricultura de toda a região, produtores rurais, representantes da EMATER, EPAMIG, sindicatos rurais, cooperativas, Banco do Brasil e FAEMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...