Pular para o conteúdo principal

AGRICULTORES DE 50 CIDADES SE MOBILIZAM NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA ENFRENTAR A SECA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Três Corações, no Sul de Minas, promoveu no último dia 12, no plenário da Câmara Municipal, uma reunião com os produtores rurais da cidade e região, quando foi apresentado o resultado das reivindicações elaboradas no encontro anterior, realizado no dia 5 de fevereiro, buscando alternativas para diminuir os prejuízos provocados pela estiagem.

Abrindo a reunião, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Regina Célia Valadão Moysés saudou os presentes e a finalidade do encontro. Em seguida, o prefeito Cláudio Pereira ocupou a tribuna, afirmando que Três Corações deu um grande exemplo de regionalização, organizando um encontro que buscou discutir opções para que os agricultores da região encontrem formas que possam minimizar seus prejuízos, provocados pelo longo período sem chuvas, o maior em 43 anos.

A representante do governador Antonio Anastasia, Margot Piole, afirmou que o governo mineiro está atento às revindicações, buscando soluções viáveis voltadas para os produtores rurais. Também presente, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, líder da bancada ruralista na Assembleia Mineira, traçou um painel pessimista sobre a estiagem, que ao que tudo indica deverá persistir nos próximos meses, acarretando prejuízos ainda maiores ao setor agropecuário.

O secretário de agricultura Nelson Delú ressaltou que o destaque nessas duas reuniões foi a “mobilização” dos agricultores de Três Corações e região, visto que no encontro de ontem estiveram presentes representantes de 52 municípios do Sul de Minas.

Na reunião foram apresentados os principais resultados das reivindicações apresentadas em Belo Horizonte, junto à EMATER, Subsecretaria de Estado da Receita e Superintendência Regional do Banco do Brasil. Dentre essas reivindicações incluem-se a elaboração de um laudo grupal de renda de safra, a disponibilidade de técnicos da EMATER e EPAMIG para orientar os produtores rurais da região, além de estudos por parte da Receita Estadual que possam refletir uma melhor remuneração aos nossos agropecuaristas.

Nelson Delú afirmou que o município de Três Corações, graças ao empenho do prefeito Cláudio Pereira, tem sido uma referência regional na busca de soluções que possam amenizar os prejuízos causados a toda a sociedade, em decorrência do longo período de estiagem que afeta toda a nossa região. “Diversas cidades circunvizinhas tem procurado nossa Secretaria de Agricultura e Pecuária, na busca de orientações de como proceder nesse momento tão difícil para o setor agropecuário”, disse Nelson Delú.

O encontro reuniu prefeitos, vereadores e secretários de agricultura de toda a região, produtores rurais, representantes da EMATER, EPAMIG, sindicatos rurais, cooperativas, Banco do Brasil e FAEMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...