Pular para o conteúdo principal

TRIBUNAL RESPONDE CONSULTA DO PREFEITO DE CAMPO SOBRE COMISSARIADO DE MENORES

Em resposta a consulta apresentada pelo prefeito municipal de Campo Belo, Marco Túlio Lopes, sobre a possibilidade de o Município celebrar convênio com o Poder Judiciário para implantação de Comissariado de Menores, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira, 12, o voto do relator, conselheiro Mauri Torres, esclarecendo não ser possível a assinatura do referido convênio para repasse de verbas destinadas ao pagamento de comissários de menores.

O relator justificou que “os comissários de menores são servidores do Judiciário por ele remunerados ou são voluntários por ele credenciados” e têm suas atividades subordinadas ao Juiz da Infância e da Juventude. Citando o entendimento do TCEMG já relatado na resposta à consulta de número 837566, aprovada na sessão plenária de 14 de setembro de 2011, Mauri Torres ressalta que não há qualquer vinculação dos comissários de menores com o Conselho Tutelar do Município, mantido e remunerado com verba municipal.

Ao fundamentar seu voto, o conselheiro relator citou vários artigos, estudos e jurisprudências já existentes sobre o tema, destacando-se o de autoria do promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Promotoria da Criança e do Adolescente, Murillo José Digiácomo, publicado no site do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, intitulado “Agentes de Proteção da Infância e Juventude: necessidade de sua coexistência com o Conselho Tutelar”.

Nesse artigo, o autor justamente aborda os vários questionamentos que surgiram a respeito da existência e atuação do comissário de menores, após a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O conselheiro também citou a decisão do Conselho Nacional de Justiça, que tratou do exercício das funções dos comissários de menores tanto por servidores efetivos dos Tribunais de Justiça Estaduais, como por voluntários credenciados que “não podem receber qualquer remuneração pelas atividades”, e o estudo técnico elaborado pela Assessoria de Súmula, Jurisprudência e Consultas Técnicas do TCEMG.

Embora não tenha identificado decisões anteriores exatamente sobre questionamentos como os apresentados pelo prefeito Marco Túlio Lopes, o estudo registrou os posicionamentos da Corte de Contas que abordaram o tema de forma indireta. Foram citadas, como exemplo, a consulta 652.590, respondidas pelo TCEMG em 12 de dezembro de 2001 e a 443.514, em 16 de agosto de 2000, disponíveis para pesquisa no link Mapjuris do Portal www.tce.mg.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...