Pular para o conteúdo principal

VIDEOMONITORAMENTO VAI ATENDER 100% DOS ESTABELECIMENTOS MUNICIPAIS DE ENSINO EM LAVRAS

Lavras, no Sul de Minas, lança nesta quinta-feira, 13, o programa “De Olho nas Escolas”, que irá disponibilizar um serviço de vigilância eletrônica para todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, inclusive da zona rural, e também para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o que irá melhorar a segurança para estudantes, pais e servidores, ou seja, para toda a comunidade escolar.

Serão ao todo 185 câmeras distribuídas entre as unidades educacionais que irão possibilitar uma cobertura 24 horas por dia com o registro das imagens através de centrais de monitoramento (inclusive se houver falta de energia), tanto nas áreas internas quanto no entorno das escolas, o que aumentará a segurança também da vizinhança nos locais onde se localizam as unidades escolares.

As imagens captadas ficarão armazenadas por até 50 dias e estarão disponíveis para averiguações internas e externas, podendo ser utilizadas pelos setores de segurança pública, como as polícias Civil e Militar, para a apuração de quaisquer situações mais graves que venham a ocorrer dentro e fora das escolas.

A implantação do programa “De Olho nas Escolas” vem complementar o plano de segurança que a Secretaria Municipal de Educação iniciou em 2013, que conta atualmente com vigias diurnos e noturnos e sistema de alarme inteligente com monitoramento contínuo nas escolas e CMEIs, sete dias por semana, reforçado agora com o auxílio da vigilância por imagens.

Até o final de abril, todas as 33 unidades da Rede Municipal de Educação (escolas urbanas, escolas rurais e CMEIs) terão instalado o sistema de monitoramento por câmeras, sendo que seis escolas já estarão com o sistema funcionando a partir de quinta feira.
De acordo com o prefeito Marcos Cherem (PSD), fazer o lançamento na Escola Municipal Doutora Dâmina traz à solenidade um valor simbólico “pois nessa unidade, especificamente, havia inúmeras solicitações da comunidade escolar, tendo em vista o funcionamento em três turnos e a diversidade de faixas etárias aqui atendidas. Para essa administração, educação sempre foi prioridade. Nesse momento, ao proporcionar segurança para pais, alunos, professores e funcionários o governo municipal permite a todos desfrutar da tranqüilidade necessária para adquirir conhecimento”.

A solenidade de lançamento oficial do programa “De Olho nas Escolas” será realizada na quinta-feira na Escola Municipal Doutora Dâmina, às 14h, com a presença do chefe do Executivo e da secretária municipal de Educação, Cláudia das Neves Lopes, de representantes da Câmara Municipal, da comunidade escolar e de autoridades civis e militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...