Pular para o conteúdo principal

CÂMARA SOLICITARÁ DOCUMENTOS À FUVS E AO EXECUTIVO

A segunda reunião da Comissão Especial, que investiga supostas irregularidades dentro da Fundação do Vale do Sapucaí, a FUVS, já foi realizada. O principal tópico tratado durante a reunião foi a requisição de documentos comprobatórios referentes à instituição e repasses realizados pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. 

Para a Prefeitura Municipal, serão solicitadas informações sobre os repasses realizados à FUVS, bem como repasses Estaduais e Federais, provenientes de convênios, distribuídos pelo município e onde esses valores são empregados. À FUVS serão solicitadas informações dos últimos cinco anos, referentes ao número de funcionários efetivos, comissionados e terceirizados, bem como plano de cargos e salários. 

Será solicitado também o número de alunos matriculados e bolsistas. Outras informações solicitadas foram referentes a receita própria da instituição e um balanço financeiro. Tanto o Executivo, quanto a Instituição terão o prazo de 15 dias para enviarem os documentos solicitados, assim que as solicitações forem protocoladas. Com os documentos em posse, será realizada a próxima reunião. 

A relatora da Comissão Especial de Investigação, Dulcinéia Costa (PV), explica que o primeiro passo é analisar os documentos solicitados. “De posse dos documentos, analisaremos todo o material e, se necessário buscaremos uma consultoria especial para nos dar um suporte e trazer os esclarecimentos que a comunidade espera. Pensamos primeiro na importância que a Fundação tem para o município e tudo o que está ligado à fundação, como a Faculdade e o Hospital Samuel Libânio. Por isso, vamos realizar um trabalho com responsabilidade, seriedade, ética e compromisso com o cidadão pouso-alegrense", disse Dulcinéia. 

A Comissão
A Comissão foi escolhida na Sessão Ordinária do dia 1º de abril, mediante indicação dos partidos, com mais de um membro e sorteio para os demais inscritos, com apenas um membro. A Comissão Especial de Investigação ficou composta então pelos vereadores: Maurício Tutty (PROS) - presidente, Dulcinéia Costa (PV) – relatora, Hélio da Van (PT) – secretário, Ayrton Zorzi (PMDB), e Hamilton Magalhães (PTB) - suplentes. 

A Comissão foi solicitada mediante Requerimento apresentado pelo vereador Maurício Tutty, pedindo a inclusão de votação do Projeto de Resolução 1226/2014, que cria a Comissão Temporária com finalidade Especial de Investigar e apurar, para a tomada de posição da Câmara Municipal, quanto as frequentes denúncias contra a administração da Fundação de Ensino do Vale do Sapucaí FUVS e dá outras providencias, na Sessão Ordinária do dia 25 de março. 

 No dia 24 de março, um Documento assinado por alunos da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), apontado problemas no aspecto administrativo, financeiro, pedagógico e estrutural da universidade e, solicitando aos vereadores providências para maior transparência na gestão desta instituição, foi protocolado na Casa de Leis.  A Comissão Especial tem o prazo total de 90 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogada por igual período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...