Pular para o conteúdo principal

ESTUDO VAI DEFINIR MODELO DE TRANSPORTE COLETIVO EM SÃO JOÃO DEL REI

O prefeito Helvécio Reis (PT) determinou a contratação de uma consultoria especializada em mobilidade urbana para realizar o diagnóstico e planejamento do transporte coletivo, em busca de um modelo ideal para as atuais necessidades da população e para o futuro de São João Del-Rei, nas Vertentes.

O resultado deste trabalho vai orientar a confecção do Termo de Referência que dará as diretrizes do novo processo licitatório que, por sua vez, vai definir os rumos da concessão do transporte coletivo e mobilidade urbana em nossa cidade. Para a contratação desta empresa a prefeitura promoveu a Tomada de Preços Nº 001/2014 / Processo de Licitação nº 013/2014, no qual a vencedora foi a empresa Planum - Planejamento e Consultoria Urbana, que tem sede em Belo Horizonte.

“Depois de fazer um levantamento de preços entre empresas especializadas neste tipo de trabalho, a Comissão Permanente de Licitação publicou o edital. A licitação foi feita na segunda quinzena de março e a empresa vencedora apresentou uma proposta de 199 mil Reais, gerando uma economia de aproximadamente 35 mil Reais para o município, de acordo com a média de preços encontrada no mercado”, informa Marcelo Henrique da Silva, Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Experiência internacional
A Planum já orientou processos licitatórios de transporte coletivo em mais de 100 cidades de Minas Gerais. A empresa já atendeu a Programa de Ação Imediata de Transporte e Trânsito em várias localidades, inclusive no exterior, em países como Peru, Bolívia, Venezuela, Jamaica, Angola, Moçambique, China e Portugal.

O estudo deve levar em conta, por exemplo, o aumento da população, os novos bairros e rotas que precisam ser atendidos, assim como número de linhas, horários, acessibilidade e conforto dos veículos. O atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais e gratuidades também são objeto de análise. Além disto, o novo modelo de prestação de serviços de transporte coletivo da cidade precisa levar em conta a nova legislação, que impede, por exemplo, o uso de veículos pesados no centro histórico. As demandas dos distritos e comunidades rurais também serão analisadas.

A última licitação do transporte coletivo feita na cidade aconteceu em 2011 e foi alvo de intervenção Judicial. A empresa vencedora, que já atuava na cidade, foi considerada desclassificada, o que por sua vez, habilitaria a segunda colocada. Por determinação do Prefeito Helvécio, dadas as irregularidades constatadas e o preço proposto pela segunda colocada, o processo licitatório foi considerado nulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...