Pular para o conteúdo principal

ESTUDO VAI DEFINIR MODELO DE TRANSPORTE COLETIVO EM SÃO JOÃO DEL REI

O prefeito Helvécio Reis (PT) determinou a contratação de uma consultoria especializada em mobilidade urbana para realizar o diagnóstico e planejamento do transporte coletivo, em busca de um modelo ideal para as atuais necessidades da população e para o futuro de São João Del-Rei, nas Vertentes.

O resultado deste trabalho vai orientar a confecção do Termo de Referência que dará as diretrizes do novo processo licitatório que, por sua vez, vai definir os rumos da concessão do transporte coletivo e mobilidade urbana em nossa cidade. Para a contratação desta empresa a prefeitura promoveu a Tomada de Preços Nº 001/2014 / Processo de Licitação nº 013/2014, no qual a vencedora foi a empresa Planum - Planejamento e Consultoria Urbana, que tem sede em Belo Horizonte.

“Depois de fazer um levantamento de preços entre empresas especializadas neste tipo de trabalho, a Comissão Permanente de Licitação publicou o edital. A licitação foi feita na segunda quinzena de março e a empresa vencedora apresentou uma proposta de 199 mil Reais, gerando uma economia de aproximadamente 35 mil Reais para o município, de acordo com a média de preços encontrada no mercado”, informa Marcelo Henrique da Silva, Presidente da Comissão Permanente de Licitação.

Experiência internacional
A Planum já orientou processos licitatórios de transporte coletivo em mais de 100 cidades de Minas Gerais. A empresa já atendeu a Programa de Ação Imediata de Transporte e Trânsito em várias localidades, inclusive no exterior, em países como Peru, Bolívia, Venezuela, Jamaica, Angola, Moçambique, China e Portugal.

O estudo deve levar em conta, por exemplo, o aumento da população, os novos bairros e rotas que precisam ser atendidos, assim como número de linhas, horários, acessibilidade e conforto dos veículos. O atendimento aos idosos e portadores de necessidades especiais e gratuidades também são objeto de análise. Além disto, o novo modelo de prestação de serviços de transporte coletivo da cidade precisa levar em conta a nova legislação, que impede, por exemplo, o uso de veículos pesados no centro histórico. As demandas dos distritos e comunidades rurais também serão analisadas.

A última licitação do transporte coletivo feita na cidade aconteceu em 2011 e foi alvo de intervenção Judicial. A empresa vencedora, que já atuava na cidade, foi considerada desclassificada, o que por sua vez, habilitaria a segunda colocada. Por determinação do Prefeito Helvécio, dadas as irregularidades constatadas e o preço proposto pela segunda colocada, o processo licitatório foi considerado nulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...