Pular para o conteúdo principal

MAIORIA DOS TURISTAS QUE VÃO A POÇOS DE CALDAS SÃO DA REGIÃO SUDESTE

Sinfonia das Águas completou 48 apresentações no último sábado, 29, no parque José Affonso Junqueira. O espetáculo, ao ar livre, que tem como destaque a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, emocionou o público presente ao relembrar o golpe militar de 1964
Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura nos meses de janeiro e fevereiro de 2014 mostra que 95% dos turistas, que chegam a Poços de Caldas, no Sul de Minas, são da Região Sudeste. O levantamento aponta, ainda, que a maior permanência de visitantes se concentra nos períodos de 1 a 3 dias, com 45% e de 4 dias a uma semana, com 35%. Os turistas que ficam na cidade por períodos de um dia ou apenas parte do dia, variam de 10% a 18%.

Os levantamentos trazem, ainda, informações sobre a motivação da viagem, meio de transporte utilizado, hospedagem, gastos, percepção de custo etc. Em janeiro, responderam a pesquisa 68 pessoas, em 31 dias corridos, sendo 59% mulheres e 41% homens. Nos 28 dias de fevereiro foram entrevistados 136 turistas: 54% do sexo feminino e 46% do masculino.

Setenta e seis por cento dos turistas costumam vir a Poços de Caldas em veículo próprio, viajando em família, ou apenas o casal. Em janeiro, 75% desses grupos se hospedaram em hotéis, contra 63% em fevereiro. Os motivos da viagem são diversos, com destaque para os atrativos históricos e culturais, citados por 51% dos visitantes em janeiro. As belezas naturais foram lembradas por 27% dos turistas em janeiro e a tranquilidade e descanso motivaram a vinda à cidade de 33% deles em fevereiro.

Amigos e parentes continuam sendo as maiores referências para a escolha do roteiro, com 82% dos entrevistados definindo dessa forma o destino da viagem. Em fevereiro, 62% tiveram a decisão influenciada do mesmo jeito. O retorno ao município, entre duas e dez vezes, foi confirmado por 38% dos entrevistados em janeiro e por 50% dos visitantes em fevereiro. Estiveram na cidade pela primeira vez, 43% e 37% turistas, nos respectivos meses.

As pesquisas foram aplicadas no Centro de Informações Turísticas (CIT), Teleférico, Balneário Dr. Mário Mourão e Museu Histórico e Geográfico. Também participaram a pousada do Sesc e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP). Conforme a Secretaria de Turismo, a hotelaria local foi convidada, porém, até o momento apenas as duas hospedagens responderam positivamente ao convite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...