Pular para o conteúdo principal

MINAS ADQUIRE DA HELIBRAS, HELICÓPTERO QUE SERÁ USADO EM SERVIÇOS AEROMÉDICOS

Nesta terça-feira, 1º, às 16 horas, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira (PSD), esteve em Itajubá, no Sul de Minas, para conhecer o primeiro helicóptero de um projeto de seis unidades para atendimento aeromédico no Estado. O secretário foi recebido na fábrica da Helibras pelo presidente da empresa Eduardo Marson.

Essa aeronave será utilizada na Copa do Mundo para o transporte de pacientes até os hospitais de referência. Depois do evento, ele será integrado ao serviço aeromédico criado pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O Governo de Minas também adquiriu dois aviões que terão a mesma destinação.

O EC145 é um helicóptero biturbina com capacidade para até nove passageiros ou dois pilotos, dois médicos, um tripulante operacional e até dois pacientes deitados em macas. A aeronave está equipada com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa. A compatibilização dos equipamentos médicos da SES de Minas foi realizada no Brasil, pela Helibras.

Dentre os sistemas instalados na aeronave estão equipamentos de tecnologia avançada, como o de visão noturna, dispositivo para rapel, duplo comando, farol de busca e pouso, sistema de diminuição de ruídos e sistema automático de controle de voo. Também foram realizados pelas equipes brasileiras da Helibras os ensaios de voo na pista da empresa.

Operacionalização
A operacionalização das aeronaves adquiridas será feita pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Com mais essa iniciativa, o Governo dá um importante passo no atendimento à sociedade, sendo a primeira Secretaria de Saúde do país a contar com um helicóptero biturbina em suas atividades. A aeronave será destinada para o atendimento primário e secundário, como transporte inter-hospitalar, totalmente equipado para prover Suporte Avançado de Vida, além de transporte de órgãos e tecidos para transplantes e apoio à Força Estadual de Saúde em casos de catástrofes no território mineiro.

A projeção é que o Estado invista cerca de R$160 milhões até 2015, beneficiando toda a população mineira com atendimento de urgência e emergência dentro dos padrões internacionais de saúde praticados nos Estados Unidos da América e Europa e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde no que diz respeito ao transporte aeromédico de pacientes em estado grave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...