Pular para o conteúdo principal

AEROPORTO INTERNACIONAL DE CARGAS É HOMOLOGADO

Moreira Franco recebe Odair Cunha e Perugini no início do ano
O investimento que pode se tornar o maior marco da história econômica recente de Pouso Alegre, no Sul de Minas, ganha contornos mais concretos hoje terça-feira, 6. O ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) entrega ao prefeito Agnaldo Perugini (PT) a homologação do Aeroporto Internacional de Cargas do município.

Na companhia do deputado federal Odair Cunha e de vereadores, o prefeito recebe o documento de homologação, em Brasília, das mãos do ministro. O documento permite que o município se torne o primeiro da região Sul de Minas e um dos únicos do estado com autorização para operar um aeroporto desse porte e com essas características e abre caminho para uma concessão do empreendimento para a iniciativa privada. A operação pode render investimentos de até R$ 1 bilhão para o município.

Até obter a autorização final da SAC, o projeto encaminhado por Pouso Alegre passou pelo crivo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. O processo levou mais de um ano. “Enfrentamos um longo percurso para obtermos a liberação, mas, a partir de agora, Pouso Alegre passa a ocupar uma posição extremamente estratégica no cenário econômico nacional”, enfatiza.

Oficializada a homologação para o aeroporto, o município passa imediatamente à fase seguinte do projeto, a preparação da concorrência pública que selecionará os investidores que vão construir e operar o empreendimento. Caberá à Fundação Getúlio Vargas (FGV) o amplo estudo que viabilizará o certame. Pela complexidade da concessão, acredita-se que essa etapa leve até seis meses. Investidores para participar da concorrência não devem faltar. A cidade já recebeu a visita de grupos árabes, americanos e australianos interessados na construção e operação do aeroporto.

As dimensões do aeródromo o colocam entre os maiores do estado. Conforme a proposta, ele ocuparia 4 milhões de metros quadrados, às margens da BR-381 (Fernão Dias). A área escolhida, que fica na Zona de Interesse Aeroportuária, delimitada por lei municipal no final do ano passado, fica próxima ao bairro Curralinho, na zona rural do município. Pelo projeto, num primeiro momento, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas. A pista de pouso teria três quilômetros e 45 metros de largura. Medidas que lhe dão capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões e uma área de manutenção mecânica.

O aeroporto de cargas de Pouso Alegre deve figurar na lista dos primeiros empreendimentos do setor com capital inteiramente privado. Para o prefeito Agnaldo Perugini, a cidade caminha para ocupar sua melhor posição no xadrez econômico em toda sua história. “Outro dia, os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro fecharam devido ao mau tempo. O aeroporto de Pouso Alegre será a melhor alternativa nesses casos. Mas estamos falando de muito mais que isso. A meio caminho dos três maiores centros financeiros, de produção e consumo do Brasil, tornamos nossa infraestrutura logística quase imbatível”, vaticina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...