Pular para o conteúdo principal

CONCESSIONÁRIA VAI CONSTRUIR VIA EXPRESSA ENTRE CONTAGEM E BETIM PARA DESAFOR TRÂNSITO

A Autopista Fernão Dias está promovendo melhorias ao longo dos 562 quilômetros que ligam a capital paulista à capital mineira. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a Concessionária está realizando melhorias em um acesso existente: no km 501,6 (pista Sul), e duas melhorias de interseção: no km 495,670 e no km 480,565. Também estão em construção 2,35 quilômetros de terceiras faixas: entre o km 504,9 e o km 506,210, e do km 503,860 ao km 504,9, ambos na pista Norte, além da execução de 14 ruas laterais em pista simples, entre o km 486,254 e o km 506,340.

Ainda na região entre Contagem e Igarapé, a concessionária construiu o Contorno de Betim – entregue em outubro de 2013; cinco ruas laterais – no total de 2,77quilômetros; promoveu melhorias em 10 acessos existentes, 6 pontes, 6 (passagens superiores) viadutos e 18 passagens inferiores; implantou 19 passarelas e reformou 12 existentes; e instalou sistema de controle de velocidade e 805 postes de iluminação em áreas urbanas, trevos, vias laterais, passarelas, acessos, ponto de ônibus e passagens inferiores.

Entre as outras melhorias realizadas no trecho, estão a recuperação de 55 quilômetros de pavimento; a instalação de quatro mil placas de sinalização; e a recuperação de 85,4, quilômetros de sinalização horizontal (pintura de faixas) e implantação de 25.058 mil tachas refletivas na pista.

O viaduto do km 484,7, na região de Betim, também passou por obras alargamento e reforço tanto na pista Norte (sentido Belo Horizonte) quanto na pista Sul (sentido São Paulo). Com isso, teve sua capacidade ampliada e, hoje, proporciona mais segurança aos usuários e mais fluidez para o tráfego da região - cerca de 150 mil veículos por dia.

Uma série de obras para melhorar o tráfego e a segurança na BR-381/MG
Ainda este ano, a Concessionária dotará a BR-381/MG de um trecho de via expressa com três faixas de rolamento, entre o km 477 e o km 490 (entre Contagem e Betim), transferindo para as vias marginais o trânsito local e os pontos de ônibus. Com a obra, os usuários da rodovia e os moradores da região terão mais segurança, enquanto o tráfego de longa distância ganhará mais fluidez. Os serviços deverão ser iniciados em setembro de 2014, com investimento aproximado de R$ 33,5 milhões.

Também está prevista para ser iniciada em 2014, a construção de um dispositivo em desnível (trevo) que dará acesso ao município de Betim, no km 494. O trevo fará a interligação entre os lados leste e oeste da cidade. A obra é uma reivindicação datada da década de 1990. No km 506, na região de São Joaquim de Bicas, a Concessionária também irá construir um dispositivo em desnível (trevo), que possibilitará movimentos de retorno e acesso a bairros da cidade, o que não mais será feito pela passagem inferior do Rio do Vale do Paraopeba.

Na região de Igarapé e Itaguara, ainda serão executados 22 quilômetros de terceiras faixas nas pistas Norte e Sul. Em todas as obras, será implantada uma sinalização especial e reforçada, para orientar moradores e usuários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...