Pular para o conteúdo principal

EQUIPE DA FEDERAL DE LAVRAS GARANTE 3º LUGAR EM TORNEIO MUNDIAL DE ROBÓTICA

Já na estreia e em nova categoria, estudantes da UFLA conquistaram o 3º lugar em competição internacional de Robótica
Depois de meses trabalhando, inclusive no período de férias, quatro integrantes da equipe de robótica Troia, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão em Miami, nos Estados Unidos. participando, pela primeira vez, da Olimpíada Internacional de Robótica. Conhecida como “STEM Tech Olympiad 2014”, O evento é anual e será realizado no centro de convenções de Miami Beach, no Estado da Flórida. Três robôs da Equipe Troia estão na competição: Pé de Pano e Kamikaze, ambos na categoria de 5,5 kg; e Aquiles, na categoria 27 kg. O evento teve início no último dia 3 e se encerrou ontem, terça-feira, 6.

Com apenas dois anos de história e cheios de ansiedade, os membros da Equipe Troia estrearam em uma nova categoria e com um novo robô, apelidado de Aquiles. Antes de partirem para a viagem, os integrantes da equipe afirmavam que a expectativa era de vitória com este rôbo. Após muita garra em sua estreia, Aquiles, que estava invicto na competição, perdeu pela primeira vez para o robô Unmaker Bot. Na luta anterior apesar de ter obtido a vitória, Aquiles teve uma perda considerável em sua arma fazendo com que ficasse frágil para luta posteror. A Equipe Troia volta dos Estados Unidos com o terceiro lugar na categoria Ligthweight, com o robô vitorioso, Aquiles.

"A luta foi muito acirrada, no entanto Aquiles não poderia continuar desta forma, isto para não haver danos mais graves e irreversíveis em sua estrutura. Aquiles teve uma boa estreia, mas todo bom lutador sabe a hora certa de parar", afirmam os membros da equipe na página oficial no Facebook.

Durante a Olimpíada, competidores de várias partes do mundo se encontram para testar suas criações em lutas de arena, preparadas para este tipo de batalha. Além de constituir um espetáculo para o público, o evento incentiva a criação de novas tecnologias e desperta o interesse pelo conhecimento, principalmente no ramo da robótica, tanto nos participantes quanto nos espectadores. 

A equipe Troia possui 25 membros, dos quais quatro viajarão do Brasil a Miami. Outros três membros, que já estão nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras, também estarão presentes na competição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...